quarta-feira, 31 de agosto de 2011

cuidando de seu cachorrinho (parte1)

Manual para cuidar da pelagem


Por Rachel Barbosa - 6 de abril de 2009. Categorias: animais.


Na semana passada falamos sobre a importância da pelagem dos animais. Você ficou empolgado para cuidar bem dos pelos do seu bichinho, mas não soube por onde começar? Seus problemas acabaram! Chegou o pequeno manual Monalisa para cuidar dos pelos do seu pet.
Passo 1 – Como já foi dito antes, boa alimentação é a base. Sem ração de qualidade, seu bichinho nunca chegará a ter aquela pelagem que deixará os outros donos mortos de inveja. As melhores rações são, sem dúvida, as importadas super premium. Se você não tem como incluí-las no orçamento, procure as rações premium dos mesmos fabricantes. São muito boas e mais baratas um pouco.
Passo 2 – Escovação, mesmo que seu cão ou gato tenha pelo curto. Para os felinos, então, a escovação semanal é essencial para remover os pelos mortos. Como os gatos se lambem, podem ingerir quantidades absurdas de pelos, chegando a causar obstrução intestinal. Animais de pelos curtos podem ser escovados uma vez por semana, os de pelos longos precisam de três ou mais escovações semanais.
Os acessórios básicos para a escovação são: rasqueadeira, para pelos longos, , para pelos curtos, luva ou escova com pinos de borracha, que agarram os pelos mortos , e pentes para desfazer nós . Existem rasqueadeiras pequenas e macias que também podem ser usadas em gatos de pelo curto. Annita, minha gata, AMA ser escovada com a rasqueadeira dos cães.
Com rasqueadeiras não vale a pena comprar as mais baratinhas, que costumam ser muito duras e podem arranhar a pele. Para saber se é macia, pressione as pontinhas das cerdas contra a palma da sua mão. Se não espetarem e forem um pouco maleáveis, é um bom produto.
Não tente tirar nós muito grandes, deixe isso para um profissional de banho e tosa. Os pequenos você pode desmanchar com o pente, sempre segurando o pelo junto à raiz para não puxar e causar dor, da mesma forma que fazemos para desembaraçar nosso cabelo.
Passo 3 – Banhos regulares. Não existe unanimidade entre os veterinários sobre a freqüência do banho em cães. Uns dizem que ideal é um por mês, outros defendem a cada 15 dias e outros uma vez por semana. Mais que isso, todos os veterinários proibem. A pele dos caninos não é como a nossa, não foi feita para tomar banho todo dia e por isso, podem até desenvolver problemas de saúde.
Em relação aos gatos também não há consenso. Gatos de pelos longos precisam de banhos mais freqüentes, uma vez a cada 15 dias, por exemplo. Os de pelos curtos podem ter um intervalo maior ou mesmo nem tomar banho. Cresci ouvindo minha mãe dizer que gato só tomava banho de língua e tive gatos que viveram a vida inteira sem um banho sequer. Se seu bichano nunca tomou banho e está bem assim, não invente moda agora.
Sempre que der banho em casa, mesmo que seja verão e a temperatura esteja beirando os 40 graus, seque o bichinho com secador. O pelo retém a água em contato com a pele e a umidade propicia o aparecimento de fungos. Seque-o mesmo se ele se molhar brincando com a água do pote de beber.
Antes de dar banho, escove e retire todos os nós que existirem. O pelo no meio do nó não seca nem com secador, e você já sabe que umidade retida na pele acaba em fungos.
Nunca, mas nunca mesmo, dê banho sem tapar os ouvidos com algodão. Um tiquinho de água no ouvido é otite certa.
Mesmo que seu bichinho tenha pelagem curta, mande-o ao pet shop ao menos uma vez por mês. Lá o banho é diferente do banho em casa, além disso ele terá as unhas cortadas e os ouvidos limpos, coisas que nem todos os donos conseguem fazer em casa.
Passo 4 – Tosas regulares (no pet shop, não em casa). Passar a máquina em um cachorro parece fácil, mas não é. Em várias situações existe risco de corte, afinal você estará passando uma lâmina na pele do bichinho. Deixe isso aos cuidados de um bom profissional. Eu, por exemplo, em teoria sei tosar um schnauzer, de tanto que vi isso ser feito nos últimos 3 anos, mas não me arrisco a fazer (apenas fico junto da tosadora, deixando-a maluqinha com meus palpites =P ).
A freqüência das tosas depende da pelagem. Poodles, por exemplo, devem ser tosados uma vez a cada 60 dias, pelo menos; schnauzers a cada 40 dias. Entre uma tosa e outra, mande-o para fazer uma tosa higiênica, em que são raspados os pelos em volta dos genitais. Isso evita que o bichinho se suje quando for ao banheiro. Tosa higiência serve para gatos peludos também.
Evite problemas de interpretação no pet shop pesquisando na Internet as tosas possíveis para a raça do seu cão. Muitos donos saem insatisfeitos depois do serviço, porque não entenderam o que o tosador queria dizer quando perguntou se deveria fazer a tosa da raça. Para poodle, por exemplo, existem a tosa leão, que é a clássica, a tosa filhote, a tosa cowboy, a chamada tosa de pet shop, etc (e eu “criei” a Tosa do Galileu, um misto entre tosa filhote e tosa de bichon rsrs).
Passo 5 – Observe sempre a pele e os pelos do seu peludo. Se der banho em casa, aproveite o momento para afastar os pelos e verificar se existem falhas na pelagem, machucados, manchas, picadas, irritações, caroços, pulgas ou carrapatos. Se não der banho em casa, faça isso quando for escová-lo. Olhe com atenção todo o corpo, da ponta do focinho até o final da cauda. O bichinho não poderá te avisar: mamãe, encontrei um machucadinho na minha barriga, veja o que é. Você mesmo terá que encontrar e lavá-lo ao veterinário, se necessário. Como a maioria dos donos não faz isso, no meu pet shop utilizo um sistema de relatório, no qual o tosador assinala se encontrou lesões na pele, pulgas ou carrapatos, se havia cera nos ouvidos, em que quantidade e de que cor. Se o pet shop que você freqüenta não faz isso, pergunte ao profissional no final do serviço.
Passo 6 – Ao menos uma vez a cada 30 ou 40 dias, leve seu peludo para fazer um tratamento estético. Hoje em dia existem cauterização e hidratação especialmente formuladas para animais. Algumas linhas têm uma seqüência completa com 4 ou 5 passos, como os tratamento para humanos, que limpam profundamente, selam as escamas dos fios e hidratam, em geral finalizando o processo passando chapinha nos cães de pelos lisos. Vocês não imaginam os resultados! Só experimentando.
yorkshire
Fiquem à vontade para tirar dúvidas. E se este manual for útil com seu pet, envie uma foto para nos mostrar como ele ficou lindo!
Beijocas,

cuidando de seu cachorinho (parte2)


Bom, agora que o filhote já foi escolhido, quando ele tiver 45 dias de vida, pode se separar da mãe. Isto pode ser bem traumatizante para ele, mas você pode ajudar bastante para esta experiência ser a melhor possível.

Assim que vier para casa, deixe uma peça de roupa sua na caminha onde ele irá dormir. Isto fará ele se sentir mais calmo. Pode deixar algum barulhinho também, como um tictac, para ele não se sentir sozinho durante a noite. Provavelmente, nas duas ou três primeiras noites ele irá incomodar um pouco... Mas calma, ele é só um filhote que acabou de se separar da mãe!

No 1° mês em casa, o filhote deve ficar só dentro, em um ambiente sem contato com outros cães. Deixe a caminha dele próxima aos potinhos de comida e água, e folhas de jornal um pouquinho distante, que é aonde ele fará as necessidades. Sempre deixe uma folha de jornal com xixi por baixo das outras limpas, assim ele sentirá o cheiro e fará as necessidades sempre no mesmo local.

Procure apresentar tudo ao cãozinho, diversos barulhos, cores, pessoas, animais. Durante o 3° mês o filhote passa pela fase do medo, portanto tome muito cuidado para ele não levar nenhum susto grande, pois pode levar este trauma por toda a vida...

Ele deve ser desverminado para não retardar seu crescimento. A ração deve ser dividida em 4 vezes ao dia até os 3 meses. Após o 3° mês, divida em 3 vezes. Experimente dar cenoura para o seu cão roer, o meu adora! Faz bem aos dentes e aos pelos, além de entreter o filhote.

Frutas diversas e legumes crus podem ser dados ao cachorrinho, desde que não tenham tempero e não sejam ácidas.
Banhos, no máximo 1 por mês, e apenas com sabão de coco. Coloque algodão nas orelhas, e não esqueça de secar bem com secador.

Não esqueça de dar todas as vacinas! Consulte o veterinário! O filhote só pode ir para a rua depois de terminada toda a vacinação.


O PRIMEIRO FILHOTE A GENTE NUNCA ESQUECE

Quais as primeiras providências quando acabo de receber um filhote?
A primeira coisa a fazer é levar o filhote ao seu veterinário de confiança. Se você não tiver um, peça ao criador uma indicação. Leve seu filhote junto com a carteira de vacinação – que deve ter sido entregue pelo criador e demais documentos para uma consulta. Peça que o veterinário indique qual a ração mais adequada ao seu cãozinho e, se for diferente daquela que ele estava comendo antes, faça a adaptação para a nova ração aos poucos. Procure perguntar ao veterinário TUDO o que você achar importante, mesmo que as perguntas ‘pareçam' bobas... lembre-se que ele é um profissional e é a melhor pessoa para orientá-la.
Consulte o site as matérias anteriores disponíveis no Lab News e também a matéria sobre o Labrador do site Dog's Times. Aproveite para passar pela seção DICAS DE SAÚDE , onde você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre como manter a saúde do seu Labrador.
Preciso de dicas para um nome para o meu filhote.
Veja a matéria NOMES PARA CÃES , disponível no Dog's Times ou utilize nossa Seção LINKS onde, além de várias dicas de como escolher um bom nome para o seu cão, você vai achar links com sugestões de nomes.
Quais são os acessórios que devo ter em casa?
Dois comedouros (podem ser de plástico ou metal), sendo um para água e outro para a comida. Para raças maiores, procure adquirir comedouros ‘suspensos', que facilitam a alimentação do filhote.
Caminhas e cobertores podem ser uma boa opção para o ‘enxoval' do seu cão, mas lembre-se que filhotes podem roer coisas rapidamente. Muitas vezes uma almofada e uma confortável caixa de papelão podem ser uma solução mais barata para os primeiros meses. Se você pretende que seu filhote tenha uma casinha, acostume-o desde cedo a utilizá-la. Lembre-se que os cães gostam de casinhas pequenas. Não adianta comprar uma ‘mansão' para um filhote pensando na economia. Eles preferem sentir-se como se estivessem numa toquinha.
Uma coleira confortável que facilite sua vida na hora que você precisar pegar o cachorro.
Os brinquedos devem ser adequados ao tamanho do cão e fabricados para animais. Cuidado com os brinquedos infantil com peças que possam ser engolidas pelos filhotes.
Ossinhos de couro também podem ser úteis para entreter boquinhas nervosas, mas não devem ser dados em excesso porque eventualmente podem provocar indigestão.
O filhote está dormindo demais... ele pode estar doente?
Os filhotes, assim como os bebês humanos, dormem bastante MESMO. Eles alternam períodos curtos de relativa atividade com longos períodos de sono. Isso é normal. O que NÃO É normal são filhotes permanentemente apáticos. Neste caso, procure seu veterinário.
Quando o filhote dorme ele treme muito... O que pode ser?
Os cães, como os humanos, sonham... e durante os períodos de sonho podem mexer o corpo todo, como se estivessem correndo, rosnando, comendo... enfim... sonham MESMO.
Outro motivo para o tremor, mais incomum, é frio. Certifique-se de que ele tenha um ‘dormitório' protegido do vento.
Meu filhote está com diarréia. É normal?
Talvez sim... talvez não... é muito comum, quando os filhotes chegam em suas novas casas, que o intestino fique ligeiramente desarranjado por causa do stress da mudança, apresentando consistência mais pastosa. No entanto, não é normal que as fezes sejam acompanhadas de sangue ou que seja quase líquido. Pelo sim, pelo não, o veterinário deve ser consultado a respeito já na primeira consulta.
Tenho um filhote macho mas ainda não tem os dois testículos. Quando é que eles vão aparecer?
Normalmente os testículos 'descem' para a bolsa com 3/4 meses. A melhor coisa a fazer é pedir ao seu veterinário que faça um exame detalhado no seu cão uma vez que caso ele não tenha os dois testículos corretamente posicionados, é possível fazer um tratamento para que eles fiquem no lugar correto. Neste caso é importante que o veterinário realizar um controle através da palpação ou até mesmo com auxílio de ultrassom, pois este testículo oculto poderá sofrer mudanças na sua formação podendo até se tornar um tumor.
Quando posso sair para passear com meu filhote? Só é recomendável sair à rua com os filhotes após eles terem recebido TODAS as doses das vacinas. Isso porque só após a última dose é que ele estará realmente protegido. Veja mais detalhes sobre a vacinação na seção DICAS DE SAÚDE do site The Dog's Times.
Além da ração, que tipo de comida/alimentos eu posso dar para o meu filhote?
Os cães devem ser alimentados, basicamente, com ração industrializada, e adequada à fase de desenvolvimento do cão. Algumas marcas possuem formulações que, além da idade do filhote levam em conta seu tamanho quando adulto. Um dado muito importante a ressaltar, é que não se deve trocar com freqüência a marca da ração do filhote ou mesmo do cão adulto.
Além de ser uma forma muito mais prática de alimento, as rações contém tudo o que seu cachorro precisa. As rações de ‘primeira linha' dispensam, inclusive, os fortificantes e comprimidos de cálcio.
O que se pode dar, sem exageros, para os filhotes: petiscos próprios para cães, biscoitos caninos (tipo biscrock), frutas não cítricas, legumes. Tudo sem exagero para que o filhote não substitua a ração belas guloseimas.
Veja o texto sobre Ração Balenceada X Ração Caseira
Quanto eu posso dar banho no filhote?
Banhos só são recomendados após ter sido completado o ciclo de vacinas. Caso o filhote esteja com cheiro forte, podem ser usados lenços umedecidos próprios para cães ou mesmo os de bebês.
Para cães com pelo longo, escovações frequentes são bastante eficazes.
Quais são as primeiras coisas que eu preciso ensinar ao meu cão? Você deve ensinar que quem MANDA é você. Não tenha receio de repreender seu filhote. Repreender não significa ser cruel ou maltratar o cachorrinho. Veja em nossa seção de links os sites sobre adestramento – Lord Cão e The Dog's Times .
O filhote está chorando à noite. Eu já dei mil broncas, mas ele não para de chorar... O que eu faço? Lembre-se que, ao levar seu filhote para casa, você o separou da mãe, dos irmãos e dos ‘humanos' que ele conhecia. É natural, portanto, que ele se sinta ‘abandonado' durante a noite. O choro/uivo do filhote à noite, é a forma instintiva que ele tem de chamar sua família/matilha para aconchegá-lo. NO ENTANTO, se cada vez que ele chorar você aparecer, ainda que para dar uma bronca, você está ensinando ao bebê que chorando as coisas se resolvem e ele recebe o prêmio que queria: a sua presença. Portanto, a principal medida a tomar é ter paciência e não ceder aos choros/uivos do cão.
Mas você pode também tentar se prevenir deste problema:
– no dia em que você pegar o filhote, use uma camiseta bem velha que possa ser ‘doada' ao cão. Passe o dia com ela e, na hora de recolher o filhote, deixe a sua camiseta com ele. Como ele já começa a conhecer seu cheiro e a camiseta está impregnada de um odor que o filhote conhece, ele se sentirá mais seguro e assim a tendência é que ele não chore ou choramingue apenas por um breve período.
– prefira alimentá-lo perto da hora de dormir e antes da comida, brinque bastante com ele, deixando-o cansando...
– coloque brinquedos e distrações para ele na caminha, existem brinquedos de pelúcia que simulam outro cãozinho.
Meu filhote não aprende a fazer suas necessidades no lugar. Como ensiná-lo? Os cães só adquirem controle pleno do cocô e do xixi com 3 ou 4 meses de idade. Alguns filhote podem demorar até 6 meses. Veja mais dicas sobre como fazer isso no texto do site The Dog's Times Clique aqui ver o texto completo sobre o assunto.
Meu filhote adora morder tudo. Isso é agressividade? Segundo o padrão da raça, o labrador não é um cão agressivo. No entanto, todo filhote precisa aprender desde cedo quais são seus limites e isso precisa ficar muito claro. A primeira coisa que você deve ensinar ao seu labrador é o valor da palavra NÃO!
Por isso, sempre que ele demonstrar qualquer comportamento que você não deseja que ele repita, precisa repreendê-lo. Como fazê-lo? Se ele começar a morder, interrompa-o, afaste-o de você e diga, seriamente NÃO! Faça isso quantas vezes for necessário e quando ele obedecê-lo, faça festa, agrade.
Veja mais sobre como educar seu labrador nos sites Lord Cão e The Dog's Times .
O filhote escava o jardim e come as plantas... o que eu faço para impedir que isso aconteça? Em primeiro lugar é preciso conseguir surpreendê-lo na hora ‘agá'... os cães não conseguem entender broncas dadas 10 minutos depois de uma bobagem...Uma boa dica é usar um repelente externo da Four Paws! Ele produz um cheiro super desagradável para os cães. Se a escavação for em vasos porosos, passe o repelente no vaso. Se for de algum material não poroso use o repelente interno. Passe só no vaso, tomando cuidado de não pulverizar a planta. O bom deste repelente é que produz um cheiro que não nos incomoda, mas incomoda muito os cães.
Se a escavação for no jardim, você pode tentar uma receita meio ‘nojenta' mas eficaz: dilua o cocô do cachorro em água e espalhe essa água no lugar em que ele escavou. Normalmente eles não voltarão a escavar neste local.
Meu filhote puxa as roupas do varal... como ensiná-lo a não fazer isso?
A grande maioria dos cachorrinhos faz isso mesmo... para que ele perca essa mania, pegue um pano velho, que tenha um tamanho suficiente para que ela possa puxá-lo, e amarre nele uma linha. Na outra ponta da linha prenda latas vazias de refrigerante. Ponha o pano no varal, de forma que quando ela puxá-lo as latas cairão, fazendo um grande barulho. A idéia é que ela leve um susto, e pare de puxar suas roupas com medo "daquele barulhão".
O filhote late sem parar quando está sozinho. Quando é que ele vai aprender a ficar só?
Cães são animais sociais e não gostam mesmo de ficar sozinhos... Veja o texto ' Meu cachorro não fica só ' e aprenda quais os truques que você pode usar para acostumá-lo desde cedo a passar alguns períodos sozinho.
Já tenho um cão adulto e adquiri um filhote. Como fazer para que o mais velho aceite o novo companheiro? Para que o cão mais velho aceite o novo companheiro, é fundamental que a hierarquia entre eles seja respeitada pelos donos. O mais importante neste caso é não tratar o filhote como um coitadinho a ser protegido. Isto tem uma boa razão: pelo fato do ‘cão da casa' ser mais velho ele tenderá a ser o líder da matilha, com direito a tratamento especial pelos donos. Convém lembrar que nas matilhas, uma das funções do líder é justamente a de educar os filhotes mais moços.
O papel do dono/humano é respeitar e até mesmo reforçar esta hierarquia de várias maneiras:
a) o cão líder (mais velho) deve ser comprimentado primeiro quando você chegar em casa;
b) na hora da comida, forneça primeiro para o líder e só depois para o filhote;
Para mais dicas, clique e veja a matéria ‘ Melhorando a convivência entre 2 cães '

    DICA #10 - O USO DA PORTA PARA CãES

    Alguns cães aprendem em poucos minutos a usar a Buddy Pet Door - Porta para Cães, outros vão precisar de mais tempo e paciência. Na dúvida você pode treinar seu cão e ir e vir pela Buddy Pet Door antes mesmo de instalá-la na porta.
    Se você puder contar com a ajuda de outra pessoa que seu peludo goste muito o processo será ainda mais fácil. Você fica de um lado da porta e seu ajudante do outro.
    Sente-se no chão com seu cão e tenha por perto os brinquedos prediletos ou os petiscos prediletos
    Com uma das mãos segure a cortina de PVC transparente levantada e jogue o brinquedo ou o petisco pela abertura. Encoraje se amigão a passar pela Buddy Pet Door sem forçá-lo
    Se ele passar faça a maior festa. Se estiver contando com um ajudante peça para ele fazer a maior festa e dar um pedacinho extra de guloseima como prêmio.
    Se o seu peludo não demonstrar o menor interesse em passar para o outro lado experimente colocar, gentilmente, as duas patinhas dianteiras dele de um lado da abertura enquanto você bloqueia a traseira dele para ele não voltar. Peça para o seu ajudante chamar e incentivar o peludo a continuar passando pela Buddy Pet Door sozinho. Quando ele chegar do outro lado é só fazer muita festa e dar um pedacinho de petisco ou brincar com seu brinquedo predileto.
    Quando seu peludo já estiver passando com naturalidade de um lado para o outro comece a deixar a cortina de PVC tocar nas costas dele, enquanto ele passa pela abertura.
    Próximo passo é levantar muito pouco a cortina de PVC, de forma que seu cão não tenha que empurrá-la ainda, mas que ele já sinta a cortina tocando o alto de sua cabeça.
    Finalmente você chama seu peludo com várias coisas tentadoras do outro lado da porta e incentiva seu amigão a passar sozinho pela Buddy Pet Door.
    Neste ponto pode ser útil manter seu cão com uma coleira e guia, assim, você pode dar um pequeno incentivo extra, puxando-o pela guia através da abertura. Mas lembre-se de fazer isso de forma muito gentil e delicada. Nada de ficar dando trancos ou puxões para não deixar seu cão desconfiado e com medo da Buddy Pet Door.
    Repita cada sessão umas 4 ou 5 vezes, 3 vezes por dia, mas fique atento para possíveis (porém raros) sinais de estresse do peludo. Se esse for o caso faça sessões menores - 2 ou 3 repetições – e termine sempre com o máximo de entusiasmo.
    DICA #9 - ENSINAR A TRAZER A BOLINHA
    A melhor maneira de ensinar um cachorro a devolver a bolinha é não correr e não puxar a bolinha da boca dele (lembre-se a brincadeira deve ser “ele solta a bola e eu jogo” e não cabo-de-guerra).

    Algumas dicas podem ajudar a ensinar mais rápido o seu cão a devolver a bolinha:

    Comece a treinar o seu peludo sempre com coleira e guia. Primeiro jogue a bolinha sempre perto, deixe-o pegar a bolinha e puxe o peludo gentilmente até você. Faça-o soltar a bola, colocando o seu dedo indicador na língua dele e fazendo uma leve pressão para baixo. Assim que a bola for solta, encha o peludo de carinhos e jogue a bola novamente. Repita várias vezes, mas nunca repita tanto que o cão perca o interesse.

    O importante é parar a brincadeira enquanto ele ainda está interessado e disposto a brincar. Caso o peludo não vá buscar a bola, ou caso você tenha que ter uma luta corporal com ele para pegar a bolinha, simplesmente pare de brincar e GUARDE a bolinha. Não deixe seu cão brincar com ela sozinho. Quando esta fase já estiver muito fácil é hora de aumentar os desafios.

    Na segunda fase repita os exercícios, mas desta vez com uma guia longa, de 7 metros de comprimento. Resista a tentação de ir rápido demais e deixar o peludo a correr livremente, sem a guia, até que ele esteja voltando, sem que você tenha que puxar a guia.

    O meu Jack Russell demorou 4 meses, de treinamento diários, para aprender a devolver a bolinha, mas hoje ele é um mestre na arte de entregar bolinhas bem na nossa mão.

    DICA #8 - REMOVEDOR OU REPELENTE?
    A indústria de produtos para animais vem melhorando a cada dia e nos oferecendo novos auxiliares para solucionar velhos problemas. Mais recentemente foi introduzido no mercado um novo conceito de limpeza de odores de xixi, cocô, e outros cheirinhos desagradáveis produzidos por nossos pets, bem como novos produtos para manter os peludos afastados de áreas “proibidas”.

    Infelizmente muitos donos de cães ainda não conhecem estes preciosos auxiliares, ou fazem uma grande confusão de como eles funcionam ou quando devem ser usados.

    Eliminadores de Odores e Manchas
    Este produto é insubstituível quando usado corretamente, pois ao contrário dos outros produtos que normalmente usamos para limpar as áreas usadas pelos nossos bichos como banheiro (desinfetantes, álcool, vinagre, lisoform, por exemplo), ele não “mascara” o cheiro da urina ou das fezes, este produto realmente REMOVE o cheiro, de forma que nem os peludos percebam mais onde o móvel, tapete, ou chão foi marcado. Os produtos de limpeza comuns são como perfumes colocados em uma pessoa suada que não tomou banho ainda (ECA!). Para o nariz ultra-sensível do cão é possível perceber o cheiro da urina coberto de desinfetante, vinagre, ou seja lá o que for.

    Mas por que estes REMOVEDORES são tão eficientes e especiais?
    Porque na sua fórmula estão incluídas enzimas especiais que DESTROEM as moléculas que causam o odor que os peludos tanto gostam de reforçar.

    E como o produto deve ser usado?
    Identificada a área em que o cachorro fez xixi e cocô (ou mesmo vomitou), limpe a área com papel toalha ou um pano seco para retirar o máximo possível do dejeto. Em seguida aplique o REMOVEDOR de odores generosamente, procurando cobrir um pouco além da área que foi suja pelo cão. Lembre-se que o xixi tende a escorrer rapidamente, por cantinhos que nem sempre a gente consegue ver. Pronto agora é só deixar o produto agir.

    Não é preciso enxaguar, nem secar o REMOVEDOR com outro pano. Aliás, o ideal é não secar mesmo, pois enquanto o produto seca naturalmente estará agindo para destruir as tais moléculas mal-cheirosas. Se o local onde você vai aplicar o REMOVEDOR, já estiver manchada, você pode tentar lavar previamente o local, ou usar uma escovinha para “esfregar” o REMOVEDOR e ajudá-lo a retirar as manchas. A BitCão recomenda o ENZIMAC, pois além de ser comprovadamente eficaz, ter um cheiro agradável, e ter um preço muito em conta, vem em uma embalagem super prática, com borrifador que evita o desperdício do produto.

    Quando devo usar?
    O REMOVEDOR de Odores e Manchas deve ser usado sempre que você vir o seu cachorro fazendo xixi ou cocô no lugar impróprio. O ideal é aplicar o produto imediatamente depois do acidente, mas se você não viu nada de errado, mas achou uma manchinha, ou um molhadinho mal-cheiroso não perca mais tempo e faça uso do seu REMOVEDOR imediatamente.

    E serve só para remover cheiro de urina e fezes?
    Na verdade o REMOVEDOR de Odores e Manchas pode ser usado para tirar cheiros e manchas de vômitos, secreções, cheiro de cachorro (pulverize no chão e passe um pano na casa que você vai ver como o cheiro de cachorro sai, deixando um cheirinho perfumado e gostoso). Uma vez eu consegui até tirar mancha de café (?!) de uma cadeira de tecido bege!!

    Só o REMOVEDOR basta para o meu cachorro não fazer mais xixi ou cocô no lugar errado?
    Para alguns cachorros sim, basta remover o cheirinho de banheiro canino do tapete para o peludo deixar de fazer visitas indesejadas. Mas para outros peludos é preciso um pouco mais de persuasão, usando um REPELENTE no local, e até mesmo um programa intensivo de treinamento de hábitos de higiene.

    Como dissemos acima, alguns cachorrinhos precisam de um incentivo extra para abandonar uma área indesejada. Nestes casos nós podemos contar com os REPELENTES olfativos.

    Este produto tem um cheiro marcante e bastante desagradável para os cachorros, mantendo-os afastados das áreas proibidas e evitando assim que ele se sinta a vontade de voltar no local onde você já limpou tão cuidadosamente com o REMOVEDOR de Odores e Manchas. A propósito, até bem pouco tempo os REPELENTES eram desagradáveis não só para os peludos como para os humanos também, mas agora você já pode encontrar na BitCão o REPPEL PET, cujo cheirinho de citronela é bastante agradável.

    Mas por que estes REPELENTES são tão eficientes e especiais?
    O olfato é provavelmente o mais importante e mais sensível dos sentidos do cão. Nem sempre o que cheira mal para a gente é repulsivo para o peludo, e nem sempre o que cheira bem para nós é atraente para eles (a não ser o cheirinho de churrasco do fim-de-semana). Com este repelente fica muito mais fácil de “lembrar” ao peludo que você não o quer por perto de determinado local. O efeito do REPELENTE é muito mais duradouro para o nariz do cão do que para o nosso.

    E como o produto deve ser usado?
    No caso de você estar tentando evitar que o cachorro volte em um local para usá-lo como banheiro é preciso antes limpar este local adequadamente com o REMOVEDOR de Odores e Manchas. Depois de aplicar o REMOVEDOR, dê uma segunda “sprayada” no local com o REPELENTE e deixe secar normalmente.

    Quando devo usar?
    O REPELENTE deve ser colocado inicialmente duas vezes por dia para desencorajar os cães mais persistentes. Se depois de uma semana o peludo não estiver mais se aproximando do local tratado, reduza a freqüência das aplicações para uma vez por dia, no horário mais propício aos acidentes acontecerem, seja durante o dia, durante a noite, ou imediatamente antes de você sair de casa. Mantenha a área sendo tratada com REPELENTE por mais 3 semanas depois do peludo já ter desistido de visitar o local proibido, para reforçar o hábito dele se manter afastado de lá.

    E serve só para repelir o lugar onde ele marcou com cheiro de urina e fezes?
    Não, você pode usar o REPELENTE para proteger seus móveis e tapetes dos dentinhos afiados dos cães-roedores, para evitar que o seu cachorro fique arranhando a porta, para mantê-lo longe da lata de lixo, ou para manter os cachorros da vizinhança afastados do seu muro ou do seu portão. Você pode também aplicar nas beiradas dos vasos se o p peludo gosta de mexer na terra. Aliás, para manter o cão-ratão longe do seu jardim e evitar que ele cave poços de petróleo na sua propriedade ou nos seus vasos, você pode usar o REPELENTE GRANULADO, que dura e rende muito mais, além de não fazer mal às plantas. Para manter o bichão longe da pia ou do sofá experimente o TATTLE TALE, ou SNAPPY TRAINER.

    Como saber exatamente onde o meu cachorro fez xixi no sofá ou no tapete?
    Por enquanto você tem que confiar nos seus instintos e no seu nariz, mas prepare-se, pois a BitCão já está trabalhando em um produto que vai mudar a sua vida!!!!!

    NOTA: Embora o REMOVEDOR e o REPELENTE sejam seguros para a maioria das superfícies, não custa nada testar um pouquinho do produto em um cantinho discreto antes de espalhar por toda a poltrona, sofá ou tapete.

    DICA #7 - AJUSTE DO APITO PARA CãES

    Estas instruções valem para o Apito para Cães Nacional e o Silent Dog Whistle.

    Primeiro descubra a graduação do apito adequada para o seu cachorro. Para isto espere ele estar dormindo e fique a uns 5 metros de distância. Coloque o apito na graduação mais baixa, rosqueando totalmente o seu corpo. Sopre o apito normalmente (não com muita força) e veja se ele acordou. Se ele acordar trave esta graduação do apito com a contra-porca ou parafuso de ajuste. Caso ele não acorde, gire meia volta do corpo do apito e tente novamente. Repita esta operação até ele acordar. Quando isto acontecer faça um grande carinho, ou dê um biscoito. O que você quer é associar o som do apito com uma grande festa para ele.

    Após ajustado, ensine-o a obedecer a alguns comandos com o som do apito. Você pode ter diferentes sons para diferentes comandos, por exemplo: um som curto é para ele sentar, um longo é para ele vir até você, dois sons para ele procurar, etc.

    No início treine-o diariamente usando carinho ou biscoito como recompensa. Depois use frequentemente o apito para ele não esquecer.

    DICA #6 - CUIDADO COM OS OSSOS!
    Ossos de couro podem se tornar perigosos se o seu cão consegue arrancar pedaços grandes e tenta engoli-los de uma só vez. Estes pedaços podem causar bloqueios no intestino ou na garganta do seu bichão. Sempre que o seu cachorro tiver roído um destes ossos até um tamanho que caiba inteiramente em sua boca é hora de jogar este pedaço fora e fornecer um novo para o seu amigão. Outra solução ideal para cães que arrancam pedaços dos ossos de couro é substituí-los pela Goodie Ball no tamanho certo para o seu peludo.
    DICA #5 - ELIMINADOR DE ODORES
    Os Eliminadores de Odores de Urina e Fezes têm um resultado muito mais eficaz se você secar bem com papel toalha ou com um pano a área que foi usada indevidamente como banheiro e depois jogar o produto puro, generosamente. Não seque, pois o Eliminador irá fazer efeito enquanto vai secando. Para pisos ou superfícies pouco absorventes use um borrifador para aplicar o Eliminador de Odores de forma uniforme e sem desperdício.
    DICA #4 - CãES POSSESSIVOS
    Cães muito possessivos com comida, brinquedos, ou agressivos e dominantes precisam se devidamente treinados antes de receber presentes como osso de couro, casco de vaca, ossos de canela, ou Goodie Ball. Veja como colocar estes bichões no bom caminho no Manual do Cachorro e na Apostila de Treinamento.
    DICA #3 - ENFORCADOR DE CORRENTE
    Nunca deixe o seu cão com um enforcador se não tiver alguém por perto. Enforcadores são valiosos para treinamento, mas podem facilmente enganchar em uma saliência e acabar sufocando o seu amigão se não tiver alguém para socorre-lo. Por outro lado, é muito importante manter o peludo sempre com uma coleira no pescoço, com plaqueta de identificação caso ele fuja por uma porta entreaberta.
    DICA #2 - CORTE DE UNHAS DO FILHOTE
    Acostume seu filhotinho o mais cedo possível a deixar você segurar a patinha bem como as unhas dele. Isso irá ajudar bastante quando você tiver que cortar as unhas do seu pequeno “tigre”. Coloque o filhote no seu colo quando ele estiver calmo e relaxado. Segure uma unha de cada vez por cerca de 5 segundos cada. Faça elogios com voz suave se ele ficar quietinho ou apenas insista calmamente até ele relaxar. Comece pelas patas dianteiras e depois repita com as traseiras. Deixe pedaços de Doguitos por perto como uma recompensa extra quando o exercício acabar.
    DICA #1 - CUIDE BEM DA SUA GUIA
    Para cuidar bem da guia do seu cão e fazer ela durar mais, não se esqueça de deixa-la pendurada sempre que vocês voltarem da rua e estiver chovendo, ou quando vocês forem à praia junto. A guia de couro pode mofar se ficar guardada num lugar escuro e úmido. Ah! Nuca deixe o seu peludo morder a guia enquanto passeia. Além de estraga-la ele está desafiando a sua autoridade, já que a guia significa a extensão do seu braço.