terça-feira, 11 de junho de 2013

8 maneiras de proteger seu cachorro do frio


O frio começou e é fundamental que os donos de cães evitem que os bichinhos fiquem expostos ele. Diversos problemas para a saúde do seu melhor amigo podem ocorrer se a proteção não for boa. Um deles é a maior propensão para a gripe canina.


Alguns cachorros possuem pelagem longa, o que faz com que tenham um agasalho ótimo. Outros, de pelos curtos, chegam a tremer nas baixas temperaturas. Surge a dúvida: como aquecer meu lindo cão? Confira nossa lista com diversos modos de aquecer seu cachorro para evitar o frio.

1 – Deixe um local adequado e aquecido.
Pode parecer simples, mas a dica é muito importante. Para os cães que moram em casas, principalmente, é preciso ter casinhas. Coloque panos, papelão e outros, caso seja necessário. Sempre mantenha tudo em locais cobertos, livres de chuva.
2 –  Use caminha.
Normalmente é mais usada para os cães que dormem dentro de casa, ou em apartamento. Também podem ser usadas dentro das casinhas. É bom que se coloque um cobertor, para diminuir o frio.

3 – Vista roupinhas.
Diferentemente do que muitos afirmam, alguns cães precisam de roupinhas, que devem ser simples. Os de pelo curto, os idosos e os magrinhos são os que devem usá-las. Em cachorros mais gordinhos ou peludos, não é necessário. É só ver se está ou não sentindo frio. Alguns animais tiram a roupa, caso sintam-se incomodados. Tecidos sintéticos e de lã podem causar alergia. Não use sapatos!

4 –  Tome mais cuidado com banhos.
É aconselhável perguntar ao veterinário sobre a frequência de banhos. Alguns recomendam que essa fique menor. Fique atento aos horários e secagem adequada e não deixe o animal no frio.

5 – Faça exercícios com o cachorro, sempre.
Sempre recomendamos, por aqui, exercícios. No frio, mais ainda. Brincadeiras simples, como um correr atrás da bolinha, ajudam muito!

6 – Tenha cuidado com as tosas.
No inverno, evite tosar o seu animal. Caso seja realmente necessário, não tose muito. Em caso de dúvida, pergunte ao médico veterinário. Ao tosar, o uso de roupas fica ainda mais aconselhável.



7 – Pense se o horário de passeios está adequado.
Tudo bem que, às vezes, não há tempo para escolher o horário de passeio mais adequado, mas é muito bom, caso seja possível, preferir horários menos frios – o que não significa passear nas horas mais quentes do dia.

8 – Esteja atento aos sinais de frio.
É muito importante perceber se o cachorro está com frio para verificar se todos os cuidados tomados estão sendo aplicados da maneira correta.  Alguns dos sinais são: tremedeira; e focinho, orelhas e patas muito gelados.
Com essa lista, certamente você tem nas mãos uma boa aliada para proteger seu cachorrinho amado do frio. Ainda mais agora, que o inverno está quase chegando. Deu para perceber que os cuidados são simples, e essenciais. Facilmente, você protege e torna seu cachorro muito mais saudável, menos disposto a problemas.
O mais importante é aproveitar o seu cãozinho da melhor maneira. Vocês estão prontos para o inverno?

Como saber + ou - da idade de um cao adotado

Se você adotou em um cachorrinho com idade desconhecida, existem algumas maneiras de descobrir quantos anos ele tem. Quer saber quais? Bom, aí vão as dicas:
1. Dentes: os cães geralmente têm os dentes permanentes por volta do sétimo mês de vida. Se você encontrar com um cachorro com dentes brancos, brilhantes e limpos, provavelmente ele terá cerca de um ano de idade. Quando já estão mais amarelados, o cão poderá ter entre um ou dois anos. Se o cão apresentar uma leve formação de tártaro pode significar que ele tenha entre três e cinco anos. A falta de dentes ou desgaste severo geralmente significa que o cão é um “maduro”.
2. Tônus muscular: cachorros mais jovens são mais propensos a ter uma maior definição muscular. Por causa das atividades e exercícios reduzidos, os mais velhos geralmente não apresentam tanta musculatura ou estão acima do peso.
3. Pelagem: um cão mais jovem geralmente tem a pelagem macia e fina, enquanto que um cão mais velho tende a ter pelos mais espessos e grossos (e às vezes mais oleosos). Além disso, o cachorro pode apresentar manchas cinzas ou brancas, especialmente em torno do focinho.
4. Olhos: brilhantes e claros indicam cães ainda jovens. Já a aparência nebulosa e opaca, significa que o cão é mais velho.