quarta-feira, 31 de agosto de 2011

cuidando de seu cachorrinho (parte1)

Manual para cuidar da pelagem


Por Rachel Barbosa - 6 de abril de 2009. Categorias: animais.


Na semana passada falamos sobre a importância da pelagem dos animais. Você ficou empolgado para cuidar bem dos pelos do seu bichinho, mas não soube por onde começar? Seus problemas acabaram! Chegou o pequeno manual Monalisa para cuidar dos pelos do seu pet.
Passo 1 – Como já foi dito antes, boa alimentação é a base. Sem ração de qualidade, seu bichinho nunca chegará a ter aquela pelagem que deixará os outros donos mortos de inveja. As melhores rações são, sem dúvida, as importadas super premium. Se você não tem como incluí-las no orçamento, procure as rações premium dos mesmos fabricantes. São muito boas e mais baratas um pouco.
Passo 2 – Escovação, mesmo que seu cão ou gato tenha pelo curto. Para os felinos, então, a escovação semanal é essencial para remover os pelos mortos. Como os gatos se lambem, podem ingerir quantidades absurdas de pelos, chegando a causar obstrução intestinal. Animais de pelos curtos podem ser escovados uma vez por semana, os de pelos longos precisam de três ou mais escovações semanais.
Os acessórios básicos para a escovação são: rasqueadeira, para pelos longos, , para pelos curtos, luva ou escova com pinos de borracha, que agarram os pelos mortos , e pentes para desfazer nós . Existem rasqueadeiras pequenas e macias que também podem ser usadas em gatos de pelo curto. Annita, minha gata, AMA ser escovada com a rasqueadeira dos cães.
Com rasqueadeiras não vale a pena comprar as mais baratinhas, que costumam ser muito duras e podem arranhar a pele. Para saber se é macia, pressione as pontinhas das cerdas contra a palma da sua mão. Se não espetarem e forem um pouco maleáveis, é um bom produto.
Não tente tirar nós muito grandes, deixe isso para um profissional de banho e tosa. Os pequenos você pode desmanchar com o pente, sempre segurando o pelo junto à raiz para não puxar e causar dor, da mesma forma que fazemos para desembaraçar nosso cabelo.
Passo 3 – Banhos regulares. Não existe unanimidade entre os veterinários sobre a freqüência do banho em cães. Uns dizem que ideal é um por mês, outros defendem a cada 15 dias e outros uma vez por semana. Mais que isso, todos os veterinários proibem. A pele dos caninos não é como a nossa, não foi feita para tomar banho todo dia e por isso, podem até desenvolver problemas de saúde.
Em relação aos gatos também não há consenso. Gatos de pelos longos precisam de banhos mais freqüentes, uma vez a cada 15 dias, por exemplo. Os de pelos curtos podem ter um intervalo maior ou mesmo nem tomar banho. Cresci ouvindo minha mãe dizer que gato só tomava banho de língua e tive gatos que viveram a vida inteira sem um banho sequer. Se seu bichano nunca tomou banho e está bem assim, não invente moda agora.
Sempre que der banho em casa, mesmo que seja verão e a temperatura esteja beirando os 40 graus, seque o bichinho com secador. O pelo retém a água em contato com a pele e a umidade propicia o aparecimento de fungos. Seque-o mesmo se ele se molhar brincando com a água do pote de beber.
Antes de dar banho, escove e retire todos os nós que existirem. O pelo no meio do nó não seca nem com secador, e você já sabe que umidade retida na pele acaba em fungos.
Nunca, mas nunca mesmo, dê banho sem tapar os ouvidos com algodão. Um tiquinho de água no ouvido é otite certa.
Mesmo que seu bichinho tenha pelagem curta, mande-o ao pet shop ao menos uma vez por mês. Lá o banho é diferente do banho em casa, além disso ele terá as unhas cortadas e os ouvidos limpos, coisas que nem todos os donos conseguem fazer em casa.
Passo 4 – Tosas regulares (no pet shop, não em casa). Passar a máquina em um cachorro parece fácil, mas não é. Em várias situações existe risco de corte, afinal você estará passando uma lâmina na pele do bichinho. Deixe isso aos cuidados de um bom profissional. Eu, por exemplo, em teoria sei tosar um schnauzer, de tanto que vi isso ser feito nos últimos 3 anos, mas não me arrisco a fazer (apenas fico junto da tosadora, deixando-a maluqinha com meus palpites =P ).
A freqüência das tosas depende da pelagem. Poodles, por exemplo, devem ser tosados uma vez a cada 60 dias, pelo menos; schnauzers a cada 40 dias. Entre uma tosa e outra, mande-o para fazer uma tosa higiênica, em que são raspados os pelos em volta dos genitais. Isso evita que o bichinho se suje quando for ao banheiro. Tosa higiência serve para gatos peludos também.
Evite problemas de interpretação no pet shop pesquisando na Internet as tosas possíveis para a raça do seu cão. Muitos donos saem insatisfeitos depois do serviço, porque não entenderam o que o tosador queria dizer quando perguntou se deveria fazer a tosa da raça. Para poodle, por exemplo, existem a tosa leão, que é a clássica, a tosa filhote, a tosa cowboy, a chamada tosa de pet shop, etc (e eu “criei” a Tosa do Galileu, um misto entre tosa filhote e tosa de bichon rsrs).
Passo 5 – Observe sempre a pele e os pelos do seu peludo. Se der banho em casa, aproveite o momento para afastar os pelos e verificar se existem falhas na pelagem, machucados, manchas, picadas, irritações, caroços, pulgas ou carrapatos. Se não der banho em casa, faça isso quando for escová-lo. Olhe com atenção todo o corpo, da ponta do focinho até o final da cauda. O bichinho não poderá te avisar: mamãe, encontrei um machucadinho na minha barriga, veja o que é. Você mesmo terá que encontrar e lavá-lo ao veterinário, se necessário. Como a maioria dos donos não faz isso, no meu pet shop utilizo um sistema de relatório, no qual o tosador assinala se encontrou lesões na pele, pulgas ou carrapatos, se havia cera nos ouvidos, em que quantidade e de que cor. Se o pet shop que você freqüenta não faz isso, pergunte ao profissional no final do serviço.
Passo 6 – Ao menos uma vez a cada 30 ou 40 dias, leve seu peludo para fazer um tratamento estético. Hoje em dia existem cauterização e hidratação especialmente formuladas para animais. Algumas linhas têm uma seqüência completa com 4 ou 5 passos, como os tratamento para humanos, que limpam profundamente, selam as escamas dos fios e hidratam, em geral finalizando o processo passando chapinha nos cães de pelos lisos. Vocês não imaginam os resultados! Só experimentando.
yorkshire
Fiquem à vontade para tirar dúvidas. E se este manual for útil com seu pet, envie uma foto para nos mostrar como ele ficou lindo!
Beijocas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário