segunda-feira, 28 de novembro de 2011

como cuidar de um chow chow (parte2)

O cão de língua azul...Independente e de temperamento calmo.


Conhecido pela intrigante língua azul, é uma raça de origem não definida, mas é conhecido na Ásia e na China há alguns séculos a.c. O Chow-Chow é considerado uma das raças mais antigas que existem. Especialistas acreditam que a provável origem seja na Mongólia, cuja função deste cão era a de vigiar os templos contra espíritos malignos.
Após sua introdução na China, tornou-se um cão-de-guarda contra invasores e cão-de-caça de aristocratas e imperadores. É um cão que pode realizar trabalhos variados, graças a sua inteligência e seu porte-físico.
Considerado um cão bastante independente e de temperamento calmo e reservado, porém é muito afetuoso e fiel ao seu dono.
Apesar do tamanho, não necessita muito espaço. Basta uma boa caminhada por dia para que gaste um pouco de sua energia. Deve-se evitar levá-lo para passear nos horários mais quentes do dia, para não superaquecê-lo.
Pode apresentar variação quanto ao tamanho da pelagem. Acredita-se que o chow-chow de pelo curto seja o tipo mais primitivo da raça e quase foi extinto por não ter tantos admiradores quanto o chow-chow de pêlo longo. Ambos possuem pelagem volumosa, espessa, lisa e um pouco dura com subpêlo lanoso. As cores são sólidas: preto, azul, vermelho e louro sem manchas ou pintas.
Os exemplares de pêlo longo não necessitam de tosa, mas pode ser uma alternativa eficiente para refrescá-los durante o verão.
Tamanhos:
Machos: de 48 a 56cm
Fêmeas: de 46 a 51cm
Peso: 21 a 32 Kg
Principais problemas da raça:
• Entrópio: É uma inversão da pálpebra em que os cílios do animal ficam em contato com o globo ocular podendo causar ulcerações na córnea. Pode ser corrigido cirurgicamente.
• Dermatite úmida aguda ou "Hot Spot": É uma infecção de pele causada por lambedura e mordedura freqüente de um mesmo local, gerando umidade, feridas e infecção bacteriana. Tratamento é realizado através de antibióticos e higiene da pele e pelagem do cão.
Clique aqui e saiba mais sobre como alimentar o seu cão.


"Um amigo fiel é o remédio da vida".
(Apócrifos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário