segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Ensinando o cachorro a andar, deitar e ficar

Deita!
Este comando é necessario quando o seu animal está a abusar (como por exemplo, se andar a correr pela casa toda, ou se fez algo de mal). Ensiná-lo a deitar-se é facil, e muito mais simples do que ensinar a sentar-se. Basicamente force-o com as suas mãos a ficar deitado enquanto diz “Deita!”. Pode ser um bocado dificil ensinar-lhe a fazer isto se ele nunca foi ensinado. Apontar para ele e usar uma voz alta ajuda quando ele começar a deitar-se sem a sua ajuda. Esta ordem faz com que o seu animal o respeite mais, o que é sempre bom.

Anda!
Ensinar o seu cão: Deita!O comando mais facil de treinar, mesmo a um animal que nunca foi treinado, já que é um comando que você treina sem saber. Se ele souber qual o seu nome, então já é 90% do caminho andado. Quando o chama, ele virá ter consigo, e esse é o objectivo. Só falta ele perceber que “Anda!” também para ele vir ter com o dono. Só precisa de dizer “Anda” antes ou depois de dizer o nome dele. Após algum tempo ele irá entender o conceito.

Fica!
Como o “Deita!”, este comando é importante. Imagine que quer que o seu cão guarde o carro. Se o ordenar para ficar naquela lugar, ele não se mexerá até você disser o contrário (se estiver treinado para tal, claro).
  • O método da recompensa

    Para um treino mais rápido, o método da recompensa é o melhor. Simplesmente ponha um biscoito de trinta a cinquenta centimetros de distância do animal (se for um cão de tamanho médio e rapidez normal, então ponha a 40 centimetros. Não é preciso rigor nas medidas), e quando ele avançar, diga “Fica!”. Se ele ficar, faça-lhe uma festa. Inicialmente parece em vão, e é bastante fustrante, mas a pouco e pouco o animal vai perceber o objectivo.
  • O método manual
    Também pode agarrar o seu cão, fazendo com que ele não vá buscar o biscoito, e diga várias vezes “Fica!”. Vá largando o animal e continue a dizer “Fica!”, para que ele perceba que é como se fosse quando estava a ser agarrado por si. Não o agarre com força, nem o levante. Simplesmente agarre-o de lado (maneira mais recomendada). Após muitas tentativas já não vai ser preciso agarrá-lo. Lembre-se que ele não se pode esquecer do biscoito enquanto o está a agarrar, senão é tudo em vão. Deixe-o perto o suficiente enquanto o agarra. Se ele se esquecer, tente outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário