segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Gestação de cachorro quanto tempo dura?

A gestação é comum para a grande maioria dos animais mamíferos. O tempo e as características da gestação variam sempre de espécie para espécie. Na gravidez canina, normalmente o tempo de gestação varia conforme alguns fatores como o tamanho,  quantidade de filhotes. Outro fator de grande influência é a alimentação e também o preparo do local para o parto.

Quanto tempo dura

Filhotes caninos que acabaram de nascerA gestação canina dura em média de 55 a 65 dias, ou seja, varia de sete a nove semanas e a cada semana é possível avaliar as mudanças fisiológicas na cadela. Aos 30 dias de gestação é possível realizar o diagnóstico da gravidez pela apalpação, aos 35 dias o desenvolvimento das glândulas mamárias é acentuado, pois ficam cada vez mais rosas e endurecidas e há um significativo ganho de peso. Aos 40 dias o abdômen fica bem elevado e grande, aos 45 dias ao se fazer uma radiografia já é possível ver as vértebras, costelas, membros e ossos da cabeça dos filhotes, aos 49 dias é possível apalpar a cabeça do feto e as glândulas mamárias ficam maiores e a partir dos 56 dias de gestação é possível ver os movimentos dos filhotes, que podem nascer a qualquer momento.

Alimentação

Durante toda a gestação é preciso que a cadela tenha uma alimentação reforçada com ração de boa qualidade e que seja formulada para fêmeas em período gestacional, garantindo assim os nutrientes necessários para ter uma gravidez saudável. O indicado é fornecer a alimentação em pequenas porções durante várias vezes ao dia para facilitar a digestão e o esvaziamento gástrico.

Como preparar o local

Cadela amamentando os seus filhotesAos 46 dias de gestação prepare o local onde a cadela irá ter os filhotes e a coloque para dormir no local, coloque jornais para deixar o local limpo e coloque uma toalha macia para receber os filhotes.
Para garantir a saúde do seu cão e dos filhotinhos, não dispense o acompanhamento de um médio veterinário, que poderá sanar todas as dúvidas e cuidar de detalhes importantes como assepsia, alimentação, medicação e vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário