quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Shar Pei


O cão Shar Pei é muto conhecido mundialmente como cão chinês, já que sua origem está ligada ao país. Sua origem ainda é incerta, já que por ser descendente do Chow Chow tem em comum a língua azul e a pelagem geralmente em tons cinza e também azulados. O tempo de sua origem data mais de 20 séculos atrás provavelmente na região do Tibete, próximo aos grandes rios.
Por sua principal característica física, ou seja, a pele macia e cheia de rugas, o cão já foi considerado um ótimo lutador na antiguidade, já que os outros cães não conseguiam de fato atacá-lo, mordendo apenas sua pele. As orelhas são sempre pequenas e unidas junto à cabeça, o que faz com que o Shar Pei tenha mais características fortes, na realidade, de um cão bravo.
Caracteristicas
O tamanho é de um cão de porte médio, contudo, é interessante observar que os filhotes crescem muito rápido e com esse crescimento há uma diminuição da pele enrugada, se esticando um pouco mais.

Utilização e Temperamento

Esses cães geralmente possuem temperamento bem característico dos seus antecessores, como a tranquilidade, a lealdade e o apego especialmente com as crianças, por serem devidamente dóceis ao contrário do que mostra seu perfil físico. Contudo, por ser um cão totalmente dominante em seu território, ele pode se tornar agressivo quando sente que alguém está invadindo seu espaço.
Quanto a sua utilização em tempos anteriores, já foi considerado tanto um animal para caça quanto para tomar conta dos rebanhos, sendo um excelente pastor. Atualmente, com as novas leis e cuidados dos animais ele não é mais considerado um cão de luta, mas ótimo como companhia, principalmente para crianças.
Companheiro
Sabendo sempre obedecer a um único dono, o cão não irá obedecer às demais pessoas, principalmente pessoas estranhas, já que seu temperamento as vezes se complica quando está em um ambiente diferente e com pessoas estranhas.

Cores

Os cachorros da raça Shar Pei geralmente são encontrados com maior facilidade na cor cinza, contudo, podem assumir muitas outras cores, como o bege, o preto, e demais. Apenas o branco ainda não foi visto como cor desse tipo de cão, o que pode acontecer futuramente devido alguma mutação genética ou mesmo combinação com outras raças.
Apesar de cores bem naturais para um cão, o Shar Pei possui uma aparência bem exótica, diferente de demais raças mais populares, por isso sua vinda de tão longe, do outro lado do mundo, do mundo Oriental.
Curiosidades
Devido a alta flexibilidade da pele, independente da cor, o cão pode apresentar sérios problemas na vista, já que a camada de pele é muito superior, reduzindo o tamanho de seus olhos. Contudo, há sempre que se tomar cuidado com esse fator, levando seu cãozinho regularmente ao veterinários para exames de rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário