segunda-feira, 28 de novembro de 2011

como cuidar de u chiuaua (parte1)

O Chihuahua deve seu nome à região de Chihuahua no Norte do México, onde acredita-se que a raça teria se originado. Acredita-se que o chihuahua é descendente de pequenos cães criados pelos Toltecas, um povo que habitou o México antes dos Astecas. Esses pequenos cães eram chamados “Techichi” e eram apreciados como amuletos de boa sorte que traziam felicidade à casa e à família. Estes cães também eram considerados segrados, guias espirituais e eram muitas vezes sacrificados em homenagem aos deuses e sua carne consumida como alimento sagrado.


Contudo, existem aqueles que consideram as origens do Chihuahua verdadeiramente asiáticas. É possivel que os cães criados pelos toltecas e pelos astecas tenham chegado até a América em navios asiáticos, principalmente provenientes da China, que realizavam comércio com o continente antes da chegada dos europeus. Independente das origens remotas da raça, sabe-se que o mesmo foi criado no México durante séculos, sendo vendido para turistas como souvenir mexicano, durante o século XIX.


Este cachorro, o menor entre todas as raças, possui olhos grandes e uma cabeça grande e redonda, com formato de “maçã” típico da raça e que lhe dá uma aparência infantil muito apreciada pelos seus donos e adimiradores. Existem duas variedades de acordo com a pelagem, o chihuahua de pêlo curto e o chihuahua de pêlo longo. A variedade de pêlo curto é a mais antiga e a variedade de pêlo longo, mais rara, só foi desenvolvida posteriormente, quando a raça foi levada para a Europa e é derivada da mistura do chihuahua com o Spaniel anão continental da variedade “Papillon”.


Chihuahua foto 2Chihuahua foto 3O chihuahua é um pequeno grande cão, corajoso, ousado e resistente. A raça tem temperamento independente e orgulhoso, não sendo considerado uma cão obediente (67ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanely Coren) exigindo paciência do seu dono. Esta raça também late bastante e pode ser um bom cão de alarme, além de um agradável companheiro, mas deve ser desencorajada a latir em demasia para que o hábito não vire um incômodo. O chihuahua é um cão muito apegado ao seu dono, chegando mesmo a ser possessivo e ciumento o que pode gerar “desentendimentos” com outros cachorros da casa, se houverem. O chihuahua não costuma conviver bem com crianças pequenas, pois não são muito pacientes e as crianças podem machucá-los, mesmo sem querer, com suas brincadeiras. Esta raça está entre as mais recomendadas para companhia de idosos (4ª colocação no ranking das melhores raças para idosos), pequena, de fácil manutenção, carinhosa e que não exige muitos exercícios.


Chihuahua foto 4O chihuahua é excelente cão de apartamento, que também gosta de acompanhar seu dono em caminhadas. Cães desta raça não gostam muito do frio e podem vir a precisar de agasalho em regiões muito frias. Seus donos devem cuidar dos olhos que por serem grandes e salientes podem estar sujeitos a se machucarem batendo em galhos ou espinhos. Esta raça, assim como toda raça de pequeno porte deve manter uma boa higiene bucal para evitar a formação de tártaro nos dentes. Como a raça é muito pequena, é recomendada que os filhotes só tomem banho após a aplicação das vacinas, por volta dos 4 ou 5 meses de idade. Apesar de ser considerado a menor raça de cahorro existente, ainda assim existem muitas pessoas criando e vendendo filhotes menores que o normal, estes cães super reduzidos são mais frágeis e mais sujeitos a problemas de saúde, é preciso cuidado na hora da escolha do filhote para evitar problemas futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário