segunda-feira, 28 de novembro de 2011

como cuidar de um chiuaua (parte2)

Todas as celebridades tem um desses, então por que não ter um você também? Se você decidir que esta raça pequena de ‘cão de bolsa’ é o companheiro certo para você, leia os passos a seguir para ter certeza de cuidar de seu chihuahua adequadamente.
  • Leve seu chihuahua a um veterinário para um exame físico, vacinação adequada, tratamento anti pulgas etc. Obtenha uma etiqueta de identificação para seu cãozinho também. Eles são uma raça popular e você ficaria mal se perdesse o seu!
  • Alimente seu chihuahua com pequenas refeições 3 vezes ao dia. A barriga dele é muito pequena e só consegue digerir pequenas quantidades. Certifique-se de alimentá-lo com uma dieta de qualidade que inclua carne como primeiro ingrediente.
  • Se você tem um chihuahua de pelo longo, você vai ter que escová-lo diariamente. Os chihuahuas de pelo curto podem ser escovados dia sim dia não com uma luva especial ou uma escova de cerdas macias. Banhe-os uma vez por mês, tendo cuidado para não entrar sabão nos olhos deles, visto que os chihuahuas têm olhos muito sensíveis. Você pode limpar ao redor dos olhos deles com um pano úmido.
  • Há uma razão para você ver celebridades carregando seus chihuahuas a todo lugar que vão; eles não precisam de muito exercício (é por isso que são bons animais de estimação para moradores de apartamento). Leve seu chihuahua para breves passeios a pé, usando um arreio em vez de uma coleira, que pode ser prejudicial ao delicado pescoço dele.
  • Existe também um motivo para você ver estes cãezinhos de bolsa usando roupas; os chihuahuas podem facilmente pegar um resfriado num tempo frio com vento. Se você andar com seu chihuahua ao ar livre num clima frio, não se esqueça de vesti-lo adequadamente com um suéter.
  • Verifique se seu cachorro tem uma caminha com bastantes cobertores para se aconchegar. Os chihuahuas gostam de se entocar na cama deles (provavelmente para maior conforto e calor corporal!).
  • Embora se saiba que os chihuahuas bufem e ronquem, é preciso prestar atenção em uma respiração invertida, que pode ser sintoma de um problema na traquéia ou palato e então você precisará levá-lo ao veterinário.
  • Inscreva seu chihuahua num treinamento de obediência que foque no reforço positivo. Os chihuahuas podem ser teimosos, possessivos, latidores e não são conhecidos por serem legais com crianças pequenas. Se você os inscrever em algum curso desde cedo, você pode ser capaz de combater alguns desses comportamentos negativos na fase mais precoce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário