segunda-feira, 28 de novembro de 2011

como cuidar de um collie (parte1)

COLLIE PELO LONGO

CARACTERÍSTICAS GERAIS
CARACTERÍSTICAS GERAIS
O COLLIE é um cão flexível, forte, suscetível, ativo, sem excesso de ossatura, e que para, naturalmente, reto e firme. A caixa torácica profunda e moderadamente larga denota força, os ombros inclinados e os jarretes bem angulados indicam velocidade e graciosidade, e a expressão: grande inteligência. O COLLIE exibe uma orgulhosa figura impressionante de balanceamento: cada parte está em proporção harmônica com a outra e com o todo. Exceto pela descrição técnica que é essencial para este Padrão, e sem a qual nenhum Padrão pode ser adequado como orientação para os criadores e árbitros, pode-se afirmar, em resumo, que nenhuma parte do COLLIE deve aparentar estar fora de proporção com qualquer outra parte. Timidez, fragilidade, obstinação, agressividade, falta de vivacidade, aparência grosseira e falta de balanceamento geral prejudicam a aparência geral.

CABEÇA

As propriedades da cabeça são da maior importância. Quando considerada em relação ao tamanho do cão, a cabeça inclina-se para a leveza e nunca deve parecer pesada. Um cão de cabeça pesada não possui os necessários: brilho, vigilância, e aparência cheia de inteligência que contribuem, decididamente, para a sua expressão. Vista tanto de frente, como de perfil, a cabeça tem o formato geral de uma cunha seca, bem truncada. de contorno suave e definido, e de proporções, graciosamente, balanceadas. Dos lados ela afina, de maneira suave e gradual, das orelhas para a ponta do nariz preto, sem abaular-se para fora, na região do crânio (bochechudo) ou comprimir-se no focinho (focinho pontudo). De perfil a linha superior do crânio e a do focinho estão em dois planos aproximadamente paralelos, retos e de igual comprimento, divididas por um stop, ou quebra, muito ligeiro, mas perceptível. O ponto do meio entre os cantos internos do olho (que é o local da posição correta do stop) é o centro de balanceamento do comprimento da cabeça.
A terminação do focinho suave e arredondado é truncada, mas não quadrada. A mandíbula é poderosa e esculpida; a profundidade do crânio da testa até a linha inferior da mandíbula não é excessiva. Os dentes são de bom tamanho, e dispostos numa mordedura em tesoura. Retrognatismo ou prognatismo são indesejáveis, e o último deverá ser penalizado mais severamente. Há uma proeminência muito ligeira na altura das sobrancelhas. O topo do crânio é achatado, e não é fugidio: nem lateralmente, nem para trás; a proeminência occipital não é muito pronunciada. A largura apropriada do crânio depende, necessariamente, da combinação do comprimento do crânio e do focinho; a largura do crânio é menor que o comprimento. A largura correta varia individualmente, e depende do quanto ela é influenciada pelo comprimento do focinho. Em razão da importância das características da cabeça. faltas marcantes da cabeça são muito severamente penalizadas.
Olhos - Em decorrência da combinação do crânio achatado, das arcadas superciliares arqueadas, do leve stop e do focinho arredondado, a região anterior do crânio deve ser cinzelada para formar um receptáculo para os olhos e eles são colocados, necessariamente, de forma oblíqua, para lhes dar o exigido "olhar para o infinito". Requer-se que sejam de cor uniforme, exceto no caso dos azuis-marmorizados. São amendoados, de tamanho médio, e nunca podem ter a aparência de grandes ou proeminentes. A cor é escura e o olho não deverá ter um halo amarelo ou a terceira pálpebra muito desenvolvida a ponto de afetar a expressão do cão. Os olhos tem uma aparência límpida e brilhante, expressando curiosidade inteligente, particularmente quando as orelhas estão elevadas e o cão está alerta. Nos azuis-marmorizados, os olhos marrons escuros são preferíveis, mas tanto um, como ambos, podem ser marmorizados ou azuis-claros sem que sejam penalizáveis. Um olho grande, redondo, cheio deprecia seriamente a desejável "expressão doce". Faltas relativas aos olhos são pesadamente penalizadas.
Orelhas - As orelhas são proporcionais ao tamanho da cabeça, e se são portadas apropriadamente com a indiscutível quebra natural, é raro que sejam muito pequenas. Orelhas grandes, via de regra, não podem ser erguidas corretamente, e mesmo que isto ocorra, estarão desproporcionais ao tamanho da cabeça. Quando em repouso as orelhas são dobradas ao comprido e jogadas para trás, dentro da juba. Quando alertas elas são puxadas bem para cima do crânio e portadas cerca de três quartos eretas, e com cerca de um quarto apontando, ou "quebrando", para a frente. Um cão com orelhas eretas ou orelhas baixas não pode apresentar a verdadeira expressão e é penalizado de acordo.

PESCOÇO

O pescoço é firme, bem formado, musculoso, rígido e dotado de pesada juba. É razoavelmente longo, portado alto com um ligeiro arqueamento da nuca, que confere uma aparência orgulhosa, ereta, destacada pela juba.

CORPO

O corpo é firme, sólido e musculoso, um pouco longo em proporção à altura. As costelas são bem arredondadas para trás dos ombros bem inclinados e o tórax é profundo, atingindo o cotovelo. A linha superior é forte e em nível sustentada por poderosas pelve e coxas; e a garupa inclina-se para dar uma terminação bem arredondada. O lombo é poderoso e ligeiramente arqueado. Cães muito gordos, cães com musculatura pobre, com doenças de pele, ou sem sub-pelo estão fora de condição e serão, moderadamente, penalizados de acordo.

PERNAS

As pernas da frente são retas e musculosas, com boa ossatura considerando-se o tamanho do cão. É indesejável que tenham aparência grosseira. E serão penalizadas quando estiverem muito juntas, ou muito separadas. O antebraço é moderadamente carnudo e as metacarpos são flexíveis mas não cedidos. As pernas de trás (tíbia) são menos carnudas; as coxas musculosas são de bons tendões e os jarretes e os joelhos bem angulados. Um cão com jarrete de vaca ou com joelhos retos deve ser penalizado. Os pés, comparativamente pequenos, são, aproximadamente, de formato oval. As solas são bem almofadadas e rígidas, e os dedos são bem arqueados, e bem juntos. Quando o COLLIE não está em movimentação as pernas e os pés devem ser julgados permitindo-se que o cão assuma uma parada natural na qual ambas as pernas anteriores e posteriores situam-se bem separadas com os pés estendendo-se retos para a frente. "Pose" excessiva é indesejável.

MOVIMENTAÇÃO

A movimentação é enérgica. Quando o cão se move em trote lento, observado de frente, as pernas dianteiras trabalham, relativamente fechadas, junto ao chão. As pernas da frente não expulsam os cotovelos, e não se cruzam; nem o cão deve se mover com uma andadura picada, fazer marcha, ou rebolar. Quando visto por trás as pernas de traseiras são retas trabalhando, relativamente, fechadas, junto ao chão. No trote moderado as pernas de trás são poderosas e propelentes. Visto de lado, o alcance do anterior é razoavelmente amplo, suave e uniforme, mantendo a linha superior firme e em nível.
O COLLIE faz rastro simples, à medida em que a velocidade aumenta levando as pernas da frente, desde os ombros, bem para dentro, em uma linha reta em direção à linha central do movimento; e as pernas de trás, desde a garupa, bem para dentro, em uma linha reta até a linha central do corpo. A movimentação sugere velocidade sem esforço combinada com a sua herança de pastor a qual requer que ele seja capaz de mudar de direção quase que instantaneamente.

CAUDA

A cauda é moderadamente longa - as vértebras alcançando a junta do jarrete, ou abaixo. É portada baixa quando o cão está parado, com uma curva, ou torção para cima. Quando em movimentação ou quando o cão está excitado é portada alegre, mas não por cima da linha superior.

PELAGEM

Uma pelagem bem adequada e com textura apropriada coroa de gloria a variedade COLLIE DE PELO LONGO. Ela é abundante exceto na cabeça e pernas. O pelo externo é reto e áspero ao toque. Uma pelagem macia, com pelo externo aberto ou encaracolado, independentemente da quantidade, é penalizada. O sub-pelo, entretanto é macio, abundante e tão junto que torna difícil visualizar a pele quando o pelo é afastado. A pelagem é muito abundante no manto e na juba. Na cara, ou máscara é curta. Na parte anterior das pernas da frente é curta e bem franjada na parte de trás até os carpos. Nas pernas de trás é curta abaixo da junta do jarrete. Qualquer franja abaixo do jarrete deve ser removida para fins de exposição. Os pelos da cauda são muito profusos e na garupa é longo e fechado. A textura, quantidade e extensão na qual o pelo cobre o cão são pontos importantes.

COR

As quatro cores reconhecidas são: MARTA E BRANCO, TRICOLOR, AZUL-MARMORIZADO E BRANCO. Não existe preferência entre elas. A cor
-MARTA E BRANCO é predominantemente marta (uma cor castanha-amarelada de matizes variados desde o dourado-claro até o mogno-escuro) com manchas brancas, usualmente, no antepeito, pescoço, pernas, pés e ponta da cauda. Uma lista branca pode aparecer no focinho, ou na testa ou em ambos.
- O TRICOLOR é predominante preto apresentando manchas brancas como na cor MARTA E BRANCO com matizes de canela na cabeça, e próximo a ela e nas pernas.
- O AZUL-MARMORIZADO é uma cor mosqueada ou marmorizada, predominantemente, azul-acinzentado e preto, com manchas brancas como no MARTA E BRANCO e normalmente tendo matizes de canela como no TRICOLOR.
- O BRANCO é predominantemente branco, de preferência, com manchas marta, tricolor ou azul-marmorizado.

TAMANHO

Os machos são de 61cm a 66cm (24'a 26') na cernelha e pesando de 30 a 37 quilos. As fêmeas de 56cm a 61cm (22' a 24') na cernelha e pesando de 25 a 32 quilos. Um Collie abaixo ou acima do tamanho deverá ser penalizado de acordo com a extensão do desvio.

EXPRESSÃO

A expressão é um dos pontos mais importantes e de maior consideração, quando da avaliação do Collie. Expressão, como o termo "caráter" é difícil ser definida em palavras. Ela não é um ponto fixo como cor, peso, altura e é alguma coisa que os principiantes só podem compreender, apropriadamente, através da ilustração visual. No geral, entretanto, pode-se dizer que ela é o produto combinado: da forma e do balanceamento do crânio, e do focinho, colocação, tamanho, formato e cor dos olhos, e a posição, tamanho e porte das orelhas. Uma expressão que traduza obstinação ou que lembre alguma outra raça é totalmente estranha. O Collie não pode ser julgado adequadamente enquanto a sua expressão não for cuidadosamente avaliada.

PELO CURTO

A variedade COLLIE DE PELO CURTO é julgada pelo mesmo Padrão que o COLLIE PELO LONGO, exceto no que se refere a quantidade e distribuição da pelagem que não são aplicáveis na variedade Pelo Curto, a qual tem uma pelagem curta, áspera, densa, assentada, de boa textura e com abundância de sub-pelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário