segunda-feira, 28 de novembro de 2011

como cuidar de um labrador

Ração Max Filhote ou Dog Show Filhote
                      01 xícara de chá 4X ao dia: manhã, almoço, tarde e noite.
         Até os 03 meses : 4 refeições ao dia ( manhã, almoço, tarde e à noite).Dos 03 aos 06 meses: 03 refeições ao dia (manhã, tarde e noite). A partir dos 06 meses: 02 refeições ao dia (manhã e noite).

         Seu filhote está sendo alimentado com ração especial para a sua idade; no momento ele come Dog Show Filhote para filhotes. Toda mudança de alimentação deve ser feita gradativamente, uma vez que o metabolismo do seu filhote tem que se adaptar a isso.

Sugestão: misture à nova ração aos poucos Dog Show Filhote , aumentando a quantidade da nova ração escolhida e diminuindo a anterior , até os 12 meses de idade.

A partir de 01 pode-se oferecer ração especialmente formulada para adultos;

Obs: Tende manter o mesmo horário todos os dias na hora de alimentar seu filhote.

SUPLEMENTAÇÃO

         Se seu filhote é alimentado com ração de primeira linha para filhotes, não há necessidade de oferecer-lhe suplementação. No caso de outras rações, discuta com seu veterinário de confiança a possibilidade de adicionar cálcio, vitaminas e aminoácidos à sua dieta.

O excesso de cálcio traz danos irreversíveis ao seu animal, há estudos publicados relacionando o excesso à displasia coxo-fermural. CUIDADO!!!

EXERCÍCIOS

         Deixe seu filhote fazer exercícios livres até 08 meses de idade, antes disso não force nada, pois ele ainda é muito frágil. Corre-se o risco de afetar suas articulações e cartilagens  com uma sobrecarga de atividades.Ele sabe o que é melhor para ele e até onde ele pode se esforçar.
IMPORTANTE: após as refeições deixe-o descansar, não o force a correr ou pular, pois isso pode causar uma torção de estômago que só pode ser solucionada com imediata intervenção cirúrgica.

ESCOVAÇÃO

         O Labrador é um cão muito limpo, não há necessidade de escová-lo todos os dias, 03 vezes por semana é o bastante. A finalidade é remover todos os corpos estranhos, sujeiras e parasitas; deve-se escovar sempre no sentido do pêlo.

BANHOS

         Em primeiro lugar, banho não foi feito para dar em cachorros, esta é uma das maiores causas de alergia que alguns exemplares apresentam. Um banho uma vez por semana é mais do que suficiente, desde que se mantenha o bom hábito da escovação.
         Quando for dar banho, use sabão neutro de glicerina. Tome cuidado com os produtos “especiais para cães”, nem sempre são indicados. Nunca use detergente de cozinha, sabão em pó ou coisa parecida.

UTENSÍLIOS NECESSÁRIOS

·        01 bebedouro de alumínio ou aço inox
  •       01 comedouro de alumínio ou aço inox
  •       01 escova tipo “luva”
  •       01 seringa descartável para administração de medicamentos
        


 
PLANTAS TÓXICAS

Aguela de muro
Comigo ninguém pode
Espada de São Jorge
Hera
Samambaia
Unha de gato

HÁBITOS

         Antes de qualquer coisa não se esqueça que os Labradores são cães de caça e Retriever, ou seja, eles vão fuçar tudo e o que acharem interessante vão trazer para você, como quem traz um troféu, portanto não deixe ao alcance do seu filhote produtos de limpeza, facas, copos, ou objetos que possam feri-lo.
         Resista a seu apelo por mais comida, de maneira geral todos são mortos de fome. Gordura não é sinal de saúde, muito pelo contrário, um filhote obeso, na maioria das vezes, tem péssimos aprumos.
         Não duvide da libido de seu Labrador, eles fazem verdadeiros malabarismos para cruzar, se você não deseja filhotes em sua casa, preste muita atenção nas cadelas durante o cio.

BRINQUEDOS

         É muito comum que ele roa ossos, mas somente bovinos, de preferência rótula (joelho). Por favor, não dê ossos de galinha, pato, coelho, carneiro ou qualquer outro; eles trincam com facilidade, além de serem muito finos, podendo causar uma obstrução ou perfuração no aparelho digestivo de seu filhote. O mesmo vale para brinquedos de plástico.
         Os recipientes em que ele vai comer e beber água, também não devem ser de plástico, os melhores são de inox ou alumínio.

DOENÇAS COMUNS NA RAÇA

         Alergias; muitos Labradores são alérgicos às coisas mais absurdas: roseira, amido, carpete, pulgas, abelhas, formigas, grama, e principalmente alguns shampoos especiais para cães...
         Qualquer dúvida não hesite em entrar em contato com seu veterinário de confiança.


BOA SORTE COM SEU FILHOTE!!!


OBS: PROCURE UM VETERINÁRIO DE SUA CONFIANÇA ASSIM QUE LEVAR SEU FILHOTE PARA CASA. É IMPORTANTE QUE ELE CONHEÇA SEU LABRADOR DESDE PEQUENO E LHE ORIENTE COM AS VACINAS E ALIMENTAÇÃO, ALÉM DE ATESTAR QUE SEU FILHOTE LHE FOI ENTREGUE EM PERFEITAS CONDIÇÕES DE SAÚDE.

 Como ensinar truques ao seu cachorro

Você acha lindo aqueles caes da tv que sabem fazer mil acrobacias pois saiba que e possivel voce mesmo ensinar alguns truques para seu pet ser a estrela da casa.
Com um pouco de paciência e carinho os próprios donos podem ensinar comandos simples para cães que nunca foram adestrados, que bichinhos de qualquer idade podem aprender.
Para começar os ensinamentos, é importante saber que:
• é recomendável que se use recompensas especiais para atrair a atenção do peludo;
• de forma alguma use violência para educar o cãozinho. Se o dono for carinhoso, o cachorro vai gostar cada vez mais de aprender e de executar os comandos, porque relaciona os pedidos com coisas boas.
• também é importante que você esteja relaxado e o seu cão também. Nunca perca a paciência, entenda que alguns cães demoram um pouco mais para aprender os comandos;
• use objetos que mais agradam seu bichinho, tais como petiscos, brinquedos, ou carinho como forma de premiação. O importante é usar o que o deixe mais feliz.
• diga sempre a mesma palavra de ordem para descrever o comando. Assim, ele associará a palavra à ação.
A hora do show
A treinadora de cães Cláudia Pizzolato mostra como ensinar a seu cão alguns truques. Confira!
1. Pedir por favor
Seu cachorro quer um biscoito? Um brinquedo? Quer sair? Então fale para ele Por favor. Leve-o para perto de uma quina de parede e faça-o sentar. Com a mão direita segure o biscoito ou o brinquedo predileto logo acima do focinho dele e dê o comando “por favor” em um tom de voz calmo e alegre, uma única vez. Com a mão esquerda, segure uma pata e ajude-o a ir ligeiramente para trás, fazendo com que ele se apóie apenas nas patas traseiras. Ao mesmo tempo, vá colocando a sua mão direita para trás da cabeça do peludo, acompanhando o movimento do corpo dele. Assim que ele conseguir se equilibrar, por um segundo que seja, faça festa e dê o biscoito ou brinquedo para ele. Só então o deixe descer, ainda apoiado na sua mão.
2. Onde está o biscoito?                                                                                           
Bote a cabeça e o nariz do seu cachorro para funcionar, quando ele precisa acertar em que mão você escondeu o biscoito para ganhar o prêmio. Mantenha os biscoitos em uma petisqueira ou em um saquinho dentro do seu bolso traseiro. Segure um biscoito com a mão direita, atrás das suas costas, e esfregue o biscoito entre os dedos e a palma da mão. Repita o atrito com a mão esquerda vazia na sua calça. Com as mãos fechadas, cruze um pulso por cima do outro, e apresente-as a ele. Deixe-o cheirar por alguns segundos as duas mãos e pergunte: onde está? Em seguida, abaixe as mãos suavemente e coloque a que está com o biscoito (a mão direita) por baixo da patinha do seu cão. Levante novamente as mãos e mantenha a patinha dele apoiada nela.                                                                                                                       
Abra a mão com o biscoito de forma bem alegre, faça muita festa e entregue o grande prêmio.
3. Que vergonha!
Quem resiste a um cachorrinho com cara de pidão, tentando esconder os olhos, fingindo que está com vergonha? Para isso, separe um pedaço de linha comprida (uns 25 a 30 cm). Espere seu pet estar deitado, relaxado perto de você, mas não com sono, e segure a linha em uma das pontas e deixe a outra passar de levinho no focinho dele, fazendo uma cosquinha. É só esperar ele passar a patinha no focinho para coçar e falar o comando: que vergonha! (seja teatral). Quando ele acabar de coçar, dê um pedacinho de petisco e faça muita festa.
Para se divertir
Tenha certeza de que o cão está se divertindo e não ficando irritado. Truques são legais e ajudam muito as pessoas a interagirem com o seu cão de forma positiva. Os cães são sensíveis e percebem logo quando as pessoas apreciam seus dotes e a companhia deles e, principalmente, quando seus donos ficam orgulhosos. Pratique e divirta-se, mas não se esqueça de que a obediência básica é o mais importante para os cachorrinhos que precisam conviver com os humanos e facilita o aprendizado de qualquer truque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário