segunda-feira, 28 de novembro de 2011

como cuidar de um collie (parte2)






Aspecto geral

O Collie é um antigo pastor de rebanhos que foi moldado para tornar-se um exímio trabalhador dos campos.
Seu temperamento é dócil e prestativo, tem uma vasta pelagem, é extremamente elegante e muito inteligente.
A raça apresenta duas variedades: o Rough Collie (pêlo longo) e o Smooth Collie (pêlo curto) que é muito conhecido no Brasil.
Na aparência geral o Collie de Pêlo Longo é um cão de porte médio, nobre, belo, de expressão inteligente, estrutura física sólida com cabeça afilada, focinho alongado e orelhas semi-eretas. A cauda é portada, baixa e bem franjada.
O Collie tem o espírito protetor, fundamental para cuidar das ovelhas, procura sinais de perigo e age de imediato ao identificá-los. Relatos a respeito de sua sina de defender o dono são muito comuns entre proprietários.
Collie é muito elegante dá passos longos e parece flutuar no trote. Desenvolveu este passo ao trabalhar sem a ajuda de outros cães, necessitando ser mais veloz que as raças que o fazem em grupos, como explicou a cinóloga Hilda Drumond.
Seus pés ovais, mais longos que os dos cães que os têm redondos, distribuem melhor o impacto da andadura veloz. A expressão doce e inteligente complementa a extraordinária anatomia da sua cabeça, que lhe favorece a visão, audição e olfato.
Seus olhos laterais cobrem 270 graus permitindo ver o dobro de área das raças que os têm na frente. Pode avistar de uma só vez grande parte do rebanho e um invasor que venha pelos lados.
A orelha em pé, com a ponta levemente dobrada para a frente, é uma concha acústica que capta o menor ruído. O focinho longo e quase reto, com pouco stop (ângulo entre a testa e o focinho) permite perceber partículas rarefeitas de odor vindas de predadores distantes.
Fonte: mypet.terra.com.br
Collie

Historial do Collie

Como na maioria das raças caninas, a origem do Rough Collie, ou Collie de Pêlo Longo é algo indefinida, tudo indicando para as terras altas do norte da Inglaterra, onde um tipo similar de cães era usado no pastoreio de ovelhas e outro tipo de gado caprino e bovino. Este tipo de cães pastores eram mais pequenos do que os Collies hoje existentes, apresentando um crânio mais largo e um focinho muito mais pronunciado. Os antepassados do Collie estão por isso intimamente ligados ao pastoreio, sendo possível encontrar duas variedades:
Pêlo Longo, associados aos rebanhos. Esta variedade já era conhecida na Escócia há pelo menos dois séculos. Os cães de então não possuíam a beleza e a majestade dos actuais, mas no tipo e em suas características essenciais a raça pouco mudou.
Pêlo curto, do mesmo padrão, mas variando apenas na pelagem, utilizados principalmente para guiar o gado e os rebanhos para o mercado.
A dificuldade em se estabelecer datas definitivas para a raça Collie é devida ao facto de que até recentemente tais exemplares eram utilizados apenas no trabalho. A primeira notícia que se tem data do século passado, quando a raça foi encontrada no norte da Escócia. Estes cães possuíam cabeça larga e curta e mediam apenas 35,5 cm nos ombros. Até 1859 a raça progrediu bastante e já em 1860 passou a ser apresentada em exposições caninas. Apesar das várias opiniões a respeito, o mais certo é que o Collie, o Deerhound e o Scottish Terrier sejam provenientes de um ancestral comum. Fontes autênticas certificam-nos de que o lindo Collie de Pêlo Longo de nossos dias foi desenvolvido através de cuidadosos processos de acasalamentos selectivos. Atingiu seu talhe actual em 1886 e desde então a preocupação na criação passou a ser apenas uma questão de refinamento.
Pensa-se que o seu nome COLLIE tenha surgido devido a um tipo de ovelhas denominadas colley que existiam nas terras baixas da Escócia, sendo no entanto de referir que nos primeiros documentos escritos sobre raças caninas de pastoreio, a palavra COLL ou COLLEY era utilizada para descrever um tipo de cães negros existentes desde os tempos do domínio Anglo-Saxão.
Existem outras teorias que referem que o Collie poderá descender de uma raça de cães de pastoreio do norte das ilhas Britânicas levados para as ilhas pelos Romanos por volta dos anos 500 a.c., provavelmente cruzados com o Terranova e o Deerhound.
No século XIII existia um tipo de Collie mais baixo e com a cabeça mais larga e quadrada, e que nos princípios do século passado (por volta de 1830) foi cruzado com o Barsoi, o que melhorou a sua silhueta e a sua eficácia como cão de pastoreio.
Apesar das muitas teorias sobre as origens do Collie, o que é certo é que o ROUGH COLLIE descende dos cães de pastoreio escoceses. Existem referências com indicação de que até 1871 os Collies eram fundamentalmente de côr preta e fogo, preta e branco ou tricolor.
Não existem arquivos oficiais sobre o Collie até 1895, isto porque até essa data não era obrigatória a inscrição das ninhadas. Os primeiros "standards" foram elaborados em 1880 e revistos em 1895 e 1910.
Existiu um cão que merece uma referência especial, e que marcou a direcção da evolução do Collie. Tratou-se do Old Cockie que apresentava uma pelagem de um dourado intenso e que demonstrou ter características dominantes, tendo dado origem ao Collie de cor Fulvo. Este macho foi intensamente utilizado como reprodutor e foi um dos responsáveis pela popularidade do Rough Collie.
O Collie é uma criatura dotada de extraordinária inteligência e que não mostra qualquer sinal de nervosismo ou agressividade.
Como aconteceu com outras raças de cães, parte da popularidade do Rough Collie deve-se à Rainha Vitória que se encantou com esta raça de cães a quando das suas visitas às terras de Balmoral (por volta de 1860) tendo levado para o castelo de Windsor alguns exemplares, o que motivou que o Rough Collie rapidamente se tornasse num cotizado cão de companhia, tendo perdido quase na totalidade as suas características de cão de pastoreio.
Já do Collie de Pêlo Curto a primeira ilustração que temos data de 1800. Trata-se de uma talha de Thomas Bewick, onde o exemplar parece muito semelhante aos de hoje. Na sua obra History of Quadrups , Bewick descreve-o como uma raça maior, mais forte e mais feroz que o cão pastor.
O seu antepassado imediato foi provavelmente o chamado Buldog, descendente do Mastiff, ou Canis Molossus, considerado como uma das raças básicas do mundo.
Tanto a variedade pêlo longo com a pêlo curto são idênticas na forma - variando apenas na pelagem - há mais de três quartos de século. Mas há motivos que reforçam a tese de que no início erma duas raças separadas.
A verdade é que poucas raças de cães se desenvolveram e se aperfeiçoaram mais na aparência do que a Collie. Mas também é difícil afirmar-se quais os criadores que merecem tal crédito.

Caráter

O que não se poderia dizer deste fiel amigo que gerações após gerações tem acompanhado tantas famílias. Muitos identificarão o Rough Collie através da cadela Lassie, incansável amiga que encantou e encanta a adultos e crianças. Lassie ficou na memória de quantos viram os seus filmes não apenas como modelo de beleza, mas também como modelo de lealdade e inteligência.
O Rough Collie apresenta muitas das características da inesquecível Lassie. É um animal carinhoso, amigo das crianças, algo desconfiado com os estranhos mas sempre fiel e alerta ao lado dos seus donos. É um animal que se adapta bem ao lar, não apresentando qualquer tipo de nervosismo para habitar dentro dele, já que apenas necessita de umas 3 a 4 horas diárias para descontrair em espaço aberto. Esta é pois uma boa opção para um cão ocioso com um temperamento "criativo".

Cuidados e Higiene

Se bem que a larga pelagem do Rough Collie possa indicar o contrário, os cuidados a ter com estes animais são simples e fáceis, não sendo necessário despender demasiado tempo para que o cão apresente uma pelagem bonita e bem tratada.
A pelagem do Rough Collie possui uma característica única e especial que lhe permite eliminar a sujidade. Por muito sujo que nos possa parecer em determinado momento, uma simples corrida em tempo de chuva, ajudado com um pouco de talco e uma boa escovadela voltam a devolver a sua pelagem um aspecto majestoso, visto que uma vez seco o próprio pêlo repele a sujidade.
Recomenda-se, no entanto, não abusar dos banhos nem das escovagens do pêlo, isto porque tal procedimento em vez de fortalecer o pêlo, alterará a sua textura até o tornar escorrido, pouco brilhante e quebradiço. O recomendável será um banho trimestral acompanhado de um escovagem semanal, tendo especial atenção às zonas colocadas atrás das orelhas onde é frequente formarem-se nós de pêlo.
Este procedimento é suficiente, já que a genética do Rough Collie encarrega-se de dotar o Rough Collie de uma pelagem bela e de aspecto majestoso.
Também a alimentação é importante. O Collie, caracteriza-se por ser um animal tendencialmente magro. Assim, juntar um pouco de gordura na comida não terá efeitos nocivos; bem pelo contrário. Dará sim origem a uma pelagem mais brilhante e vistosa.

Características

Aspecto Geral
O Rough Collie é um animal com uma aparência de grande beleza, que se ergue com serena dignidade e em que cada parte do seu corpo está em proporção com o conjunto. A sua estrutura física deve mostrar fortaleza e actividade, sem sinais de peso ou deselegância. A sua expressão é muito importante. Ao efectuar-se uma apreciação relativa, deve-se considerar o equilíbrio e perfeita combinação do crânio e focinho, o seu tamanho, forma, cor e colocação dos olhos e o correcto posicionamento e porte das orelhas.
Temperamento
Afectuoso, sem qualquer tipo de nervosismo ou agressividade.
Tamanho
Os machos entre 56 e 61 cm e as fêmeas entre 51 e 56 cm.
Cabeça e Crânio
As características da cabeça são muito importantes e devem considerar-se em proporção com o tamanho do animal. A cabeça vista de frente e de perfil deve apresentar uma forma em cunha bem delineada, claramente truncada e de contorno liso. O crânio é aplanado, devendo os lados afunilar gradualmente desde as orelhas até ao focinho, sem que o focinho se apresente demasiado pontiagudo.
Olhos
Os olhos devem ser de tamanho mediano, um pouco oblíquos, almendoados e de cor castanho escuro, excepto nos exemplares de cor "blue-merle" que podem ser azuis.
Orelhas
As orelhas devem ser pequenas, e colocadas na parte superior do crânio. As orelhas devem estar quebradas nas extremidades.
Pescoço
Musculado, forte, de boa longitude e bem arqueado.

Extremidades

Extremidades anteriores rectas e musculadas. As extremidades posteriores devem apresentar uma boa angulação nos joelhos.
Patas
As patas devem ser ovaladas com os dedos arqueados e juntos. As patas posteriores devem ser ligeiramente menos arqueadas. As patas devem ser sempre do cor branca.
Cauda
Larga, peluda e sempre com a extremidade de cor branca.
Pêlo
O pêlo do Rough Collie é bastante denso, com uma camada externa lisa e de textura áspera ao tacto. A camada interior apresenta um pêlo mais suave, bastante compacto e que oculta completamente a pele. As cores reconhecidas pela FCI são:

Fulvo Dourado
Fulvo Dourado
Fulvo Fogo
Fulvo Fogo
Tricolor
Tricolor
Blue-Merle
Blue-Merle

Nenhum comentário:

Postar um comentário