segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Como cuidar de um dachshund



terça-feira, 23 de fevereiro de 2010


CONHECENDO AS RAÇAS: DACHSHUND ( SALSICHA)

*ORIGEM
O Dachshund ou Teckel é uma raça de cães comprida e de pernas curtas. O nome da raça vem do alemão e significa literalmente "cão texugo" (der Dachs - texugo; der Hund - cão). A raça foi criada para farejar, perseguir, caçar e matar texugos, marmotas e outros animais que habitam buracos.
A raça também é chamada popularmente de "lingüicinha" ou "salsicha" no Brasil, por causa do seu corpo longo. Alguns também chamam a raça de "Cofap", graças a uma série de propagandas de amortecedores da empresa Cofap exibidas em 1989. Também é chamado de "basset", pois é confundido por leigos com o Basset Hound.

*TEMPERAMENTO
Dachshunds são cães leais, protetores, ciumentos, valentes, brincalhões, conhecidos pela sua propensidade em caçar pequenos animais e pássaros. De acordo com a CBKC, o Dachshund é "amigável por natureza, nem nervoso, nem agressivo, de temperamento equilibrado. Ele é um cão de caça apaixonado, perseverante, rápido na caça e de excelente faro". O tipo de pêlo é muitas vezes considerado associado com as características no temperamento; a variedade de pêlo longo, por exemplo, é considerada ser menos agitada que os outros provavelmente pelo fato de sua ancestralidade com o Cocker para obter a sua característica cabeluda. Porém, alguns criadores de Dachshund de pêlo longo discordem desta afirmação. Por causa da característica de peito tipo barril, o latido do dachshund é normalmente alto. Costumam ser ciumentos com relação a seus adultos favoritos.


*CARACTERÍSTICAS
Caracteristicas Fisicas: Cabeça: longa, afinando gradualmente para a trufa, vista, tanto de cima como de perfil. Focinho: longo e estreito terminando pela trufa, cuja cor varia, do preto ao marrom, de acordo com a pelagem. Olhos: tamanho médio, ovais, com inserção lateral. A cor varia entre o castanho avermelhado e o escuro, de acordo com a cor da pelagem.
Orelhas: inserção alta, planas, arredondadas nas pontas, moderadamente longas, devem ter bastante mobilidade.
Pescoço: relativamente longo, musculoso, seco, sem barbelas; linha superior levemente arqueada na nuca, portando a cabeça alta.
Tronco: longo, musculoso

#Tipo da pelagem: Curta, Dura ou Longa

-Pêlo Curto:


Pêlo muito curto, duro, brilhante e assente, revestindo todo o corpo, sem áreas desprovidas de pêlos; cauda com aspecto de trincha ou parcialmente desnuda é indesejável.
Cores
Unicolor - vermelho ou canela, amarelo avermelhado; com ou sem interferência de pêlos pretos; unhas pretas ou marrons.
Bicolor: cães pretos (ou black), marrons (chocolate), cinzentos (também chamados de azuis) ou brancos, com marcações castanhas (tan ou canela; são as preferidas) ou amarelas sobre os olhos, nas faces, focinho, lábio inferior, face interna das orelhas, antepeito, regiões inferiores dos membros, patas, região anal e em parte da face ventral da cauda; trufa e unhas pretas nos cães pretos, marrons ou preta nos marrons, cinza nos cinzentos e nos brancos; é tolerada uma pequena pinta branca de formato linear no antepeito.
Arlequim (merle): pelagem marrom claro, cinza claro, às vezes branca, com malhas irregulares de contorno pouco marcado em castanho escuro, amarelo e avermelhado ou preto; o cão poderá também ser tigrado de vermelho ou amarelo com listras escuras, a cor do nariz e unhas é a mesma dos unicolores e bicolores.

-Pêlo Longo:


O que diferencia do Dachshund pêlo curto é somente a pelagem longa, assente, brilhante, sedosa, ligeiramente ondulada, mais longa nas orelhas, nos membros e ao longo da linha do pescoço, tronco e cauda, em cuja face ventral forma franja; a cor de pêlo, trufa e unhas é a mesma do Dachshund pêlo curto.

-Pêlo Duro


De forma geral, tem o mesmo aspecto do Dachshund
pêlo curto; à distância sua silhueta deve ser a mesma. Pelagem dupla (com subpêlo), fechada,
dura e uniforme, de mesmo comprimento, exceto no focinho, guarnecido de bigodes e supercílios espessos e na cauda de pelagem rica, na qual os pêlos mais compridos vão encurtando para a ponta sem formar franjas; o pêlo é mais curto nas orelhas, quase raso. COR: todas as cores são admitidas, é tolerada uma mancha branca no antepeito.

* CUIDADOS
se manter a saúde do cão sempre equilibrada, com boa alimentação, passeios e brincadeiras, e cuidados com chão muito liso para evitar quedas, esse cão pode durar até 10 a 12 anos;
Não nescessita de banhos frequentes, e no de pelo longo e duro apenas uma escovação semanal;
você pode limpar a pelagem em casa, com um paninho com vinagre para evitar possíveis odores;
na cruza, são proíbidos os cruzamentos de arlequim com arlequim por causa de doença ou morte do filhotes;
e também o de pelo longo com pelo duro;



*SAÚDE
A raça é conhecida pelos comuns problemas na coluna vertebral, especialmente dos discos intervertebrais, devido à sua coluna ser extremamente longa e sua caixa torácica relativamente curta. O risco de lesões pode ser piorado pela obesidade, que traz sobrecarga de peso para a coluna. Para prevenir danos, é recomendável que os Dachshunds sejam desencorajados a pular e a subir e descer escadas. Está se tornando cada vez mais evidente que a ocorrência e severidade desses problemas são grandemente hereditários, e criadores responsáveis estão trabalhando para eliminar esta característica da raça. As caminhadas diárias e a manutenção do peso correto ajudam a prevenir estes problemas.






20 comentários:

  1. Voou ganhar um porisso gostaria de entender melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha nao e facio cuidar de nenhum cachorro mas e divertido .Voce deve levar seu cao para o pet shop toda semana para ele sempre ficar limpo e cheroso ,antes dele sair na rua para passear ele precisa tomar tres vacinas para nao pegar doenças (etc) ,olha para melhor onde ele vai fazer e voce escolher um canto colocar fralda de cachrro ou jornal para ele fazer suas necessidades ali e comprar um pepidorio que ensina onde ele deve fazer xixi voce deve por so algumas gotas por dia .
      Para ele nao ficar com no nos pelos escove todos os dias o pelo do seu pet ou um dia sim outro nao
      .Nao deixe a comida do seu pet do lado onde ele faz xixi ,deixe um pouco longe melhor



      Essas sao algumas dicas para seu pet novo qualquer duvida e so escrever no comentario e eu responde .

      Bjos e boa sorte com seu pet

      Excluir
  2. Comprei um basset Salsicha...ele tem 2 meses...é Macho...
    é dificil da banho nós mesmos ao inves de levar num pet?? qual seria o procedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim, você tem que ver se e dificil dar banho nele , se for muito dificil e melhor levar a um pet shop mesmo.Você deve molhar e depois passar o sabonete ou o shampoo o enxague e passe novamente depois passe o condicionador para não ficar nós no pelo do seu cachorrinho

      Excluir
  3. Acabei de dar um Basset de presente a minha mãe.Esta é uma raça adequada para idosos? pois me falaram quê é uma raça dócil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sim essa raça e muito boa para idosos alem de serem muito companheiros, tambem sao doceis

      Excluir
  4. Minha avó tem um desses. Uma é bem brincalhão. Mas quando chega visitas em casa ele nao se da muito bem com elas, estranhos ela ate avança. Pouco ativo gosta de correr mas só quando tem vontade as vezes é muito preguiçosa. Faz barulho ao andar na casa devido suas unhas grandes, otimo para dar banho por ter pelos curtos. Otimo cachorro leal nao sai de perto de minha avó e sempre a protege amançando nos desconhecidos.

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite, comprei um filhote de cachorro dachshund arlequim.
    Ele é com três cores, cinza, preto e dourado. Esse filhote vem apresentando problemas na pele. Já gastei muito dinheiro com médicos veterinários e remédios e agora fui em uma veterinária que me disse que ele é um filhote com baixa imunidade porque tem mutação genética, pois ele deveria ter obrigatóriamente a cor branca também na pelagem, falou que na Europa quando nascem filhotes dachshund arlequim sem a cor branca na pelagem são sacrificados, e que meu filhote não tem cura. Disse que tenho que dar muitos remédios para aumentar a imunidade, mas todas as vezes que a imunidade dele abaixar, ele vai pegar doenças na pele, fungos bactérias e muitos problemas.
    Não foi feito nenhum exame, ela fechou diagnóstico somente olhando a cor da pelagem dele.
    Alguém pode me ajudar? Isso é verdade?
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Me desculpe a demora, mas eu não sabia sobre isso da pelagem pois nunca tinha ouvido falar mas vou consultar e depois tentar te responder

      Excluir
    2. oi
      aqui quando eu adotei a minha cachorrinha pelagem cinza com bolinhas pretas eu perguntei ao veterinario e ele disse que e normal.

      Excluir
  6. oi tenho 2,uma adulta e outra filhote são mae e filha,mas a mae destroe tdo q deixa no quintal,essa raça é mesmo destruidora ou algo acontesse com ela,pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Não que tenha alguma coisa haver com a raça, cada cachorro tem a sua personalidade uns são mais brincalhões que outros, e pelo que percebi ela tem essa personalidade de querer destruir algumas coisas, mas é normal

      ;) Espero ter ajudado

      Excluir
    2. oi eu tenho uma de 1 ano eu comprei ela quando tinha 3 meses ela acabava com todo o terreiro a minha casa ai quando ela foi ficando mais velha foi parando.Eu tambem tenho mais 2 vira latas e um pug ela a minha batia em todos ai ela foi parando e ficando mais calma agora todas sao amigas.

      Excluir
  7. Tenho uma arlequim filha de dois arlequins irmãos. existem grandes problemas se a minha cruzar com um irmão?

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma arlequim filha de dois arlequins irmãos. existem grandes problemas se a minha cruzar com um irmão?

    ResponderExcluir
  9. Olá, vou comprar um filhote, ele ainda não fez um mês e a dona já quer que eu leve se não vende pra próxima pessoa, estou muito preocupada quanto aos cuidados, acho muito novinho. Por favor como posso cuidar desse ''cofap' tão novinho?

    ResponderExcluir
  10. estou pensando em adotar um salsichinha, gostaria de saber se essa raça é criada dentro de casa ou pode ser criado tipo na varanda ou em quintais?

    ResponderExcluir
  11. Oi boa noite, comprei um hj pretinha mto linda esta cm 30 dias d vida, qual alimentação adequada p ela, e quais procedimento p tomar as vacinas, e mto pequenina ainda.

    ResponderExcluir
  12. Tenho um dessa raça
    Ele emprenhou minha cadê quê é virá lata de porte médio to doido pra ver como vão nascer os filhotes
    Tem algum problema

    ResponderExcluir
  13. Tenho um dessa raça
    Ele emprenhou minha cadê quê é virá lata de porte médio to doido pra ver como vão nascer os filhotes
    Tem algum problema

    ResponderExcluir