segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Como cuidar de um schnauzer (parte 1)

Origem

Há referências à raça desde os séc. XV/XVI. Cães similares aparecem retratados em pinturas de Albrecht Dürer (1471-1528); The Madonna whith many Animals (1492); Lovers (1494); The Martyrdom of Johne; the Bearing of the Cross e Christ Before Caiphas, em 1504 e, mais tarde, em telas de Rembrandt e de Sir Joshua Reynolds.
Schnauzer
A primeira criação organizada de Schnauzers surge na Alemanha, nas zonas de Württemberg,Baviera, Baden-Baden e Schwalben, espanlhando-se pela Europa, começando pela Suiça e pela França. Na Grã-Bretanha,a raça é reconhecida em 1907 e nos Estados Unidos é criado o primeiro clube da raça em 1933, sendo hoje uma das raças de companhia mais preferidas como o comprovam as inscrições nos livros do American Kennel Club.
O nome Schnauzer vem da palavra alemã 'schnauz'que significa 'bigode', referindo-se aos longos pêlos que apresenta no focinho e que são o elemento mais marcante da sua fisionomia.
O Schnauzer miniatura tal como hoje se conhece deve muito a três cães que com frequência são denominados de 'os três grandes': Peter v. Westerberg; Prinz v. Rheinstein e Lord v. Dombush.
O primeiro, nascido em 1902 e sem antepassados famosos, viveu até aos doze anos, destacou-se como reprodutor, pai de 55 ninhadas, o que fez com que figurasse como recordista no livro do Pincher Schnauzer Klub (PSK) cuja formação instituiu o nascimento oficial da raça. Ganhador de numerosas exposições contribuiu para divulgar o manto preto entre os aficionados.
schnauzer
Prinz v. Rheinstein, nascido em 1903 nos canis de Herr Kisell de Frankfurt e propriedade de Herr Tramp, também era de genealogia desconhecida. O seu manto era preto com marcas douradas.
Deu bastantes cachorros de pêlo curto e ajudou a consolidar a cor sal-e-pimenta.
Finalmente, Lord v. Dornbush, nascido em 1904 de côr cinzento amarelado, foi o que mais se assemelha ao Schnauzer actual e foi progenitor de Rabuer v. Dornbush e Frick v. Dornbush que legaram à raça uma excelente harmonia, qualidade de pêlo e o seu admirável carácter.

Os 3 'tamanhos' de Schnauzer

Schnauzer Miniatura (Companhia)

schnauzer
O menor dos três mas o mais criado em todo o mundo. Pertence ao Grupo Cães Terriers.
Côr da pelagem: Sal e pimenta, Negro, Negro e Prata.
Muitos defendem que o Mini Schnauzer descende do antigo Terrier com sangues Pinscher, Spitz, Poodle e para que ficasse menor, o Affenpinscher primitivo, preto, de orelhas levantadas e focinho de macaco.
O preto é a côr genuina do Schnauzer miniatura, ou seja, a que existia quando se iniciou a construção da raça.Os cães desta côr são os preferidos na Alemanha.
O manto preto-e-prata era conhecido à muito tempo e um destacado cão desta côr foi Gift v. Chemnitz Plauen, em 1906. Nos Estados Unidos aparecem criadores que se interessam por este novo manto e começam a seleccionar e aperfeiçoar este novo tipo de pelagem. Rapidamente, do lado de cá do Atlântico aparecem criadores interessados na experiência e surgem na Europa os primeiros cães desta côr, oficializados na FCI da Dinamarca em 1976. Nesta variedade o branco apresenta-se nas sobrancelhas, barba, peito, patas anteriores e na parte interna das patas trazeiras.

Schnauzer Médio (Guarda)

schnauzer
O primeiro a ser obtido e a dar origem aos outros dois 'tamanhos' de Schnauzers através do cruzamento com outras raças.
Côr da pelagem: Sal e Pimenta ou Preto. Pertence ao Grupo Cães de Guarda.

Schnauzer Gigante (Guarda-Defesa)

schnauzer
Como o nome indica, são realmente gigantes.
Côr da pelagem: Sal e Pimenta ou Preto. Pertence ao Grupo Cães de Guarda.

Excelente cão de companhia

A sua aparência é elegante e até aristocrática, sendo por isso uma raça muito atraente chamando a atenção de todos.Possui muitas qualidades e uma personalidade marcante.
São extraordinários, a facilidade com que aprende e o seu instinto protector. Inteligente, sempre atento, persistente, valente e corajoso, possui uma grande amizade e afecto pelo dono. É um cão fiel e dedicado. Gosta de crianças e tem com elas um óptimo relacionamento. Desconfiado com estranhos, mantem-se sempre alerta e atento aos seus movimentos, o que faz, mas de forma discreta.
É um cão limpo, não solta pêlo e come pouco. Fácil de cuidar e treinar possui, ainda, características físicas interessantes, como a sua fisionomia curiosa, alegre e jovial, muito embora revele uma certa seriedade transmitida pelos seus bigodes e sobrancelhas que lhe dão um aspecto típico e bem simpático.
É um óptimo cão de companhia, principalmente em apartamentos, onde se adapta e vive muito bem. Apresenta ainda a grande vantagem de se acostumar a viver com outros animais.
Doce e carinhoso é ao mesmo tempo valente e decidido. Nunca se torna aborrecido apesar de ser muito apegado à família.
É muito fácil de adestrar dado o seu elevado sentido de obediência e inteligência.
O seu potencial de trabalho evidencia-se nas competições de mini-agility pela sua energia, poder muscular, resistência e grande capacidade de aprendizagem.

Carácter

O carácter do Schnauzer é muito especial, tal como o seu aspecto físico, bem fora do comum. É um animal sincero. O seu olhar profundo e discreto retrata-o na perfeição.
O focinho barbudo e as longas sobrancelhas não são apenas elementos da sua beleza mas representam tão bem a expressão dos seus sentimentos.
Quem os conhece sabe que o seu carácter não os leva a conviver de imediato com um desconhecido. Antes de começar a abanar a cauda e dar mostras de alegria procede primeiro ao seu reconhecimento como que tentando descobrir as suas intenções.
É um cão que raramente se compromete com alguém que não seja o seu dono ou familiar querido.
É um animal muito forte, com uma paciência infinita, um guardião que dificilmente deixará que intrusos se aproximem.

O Schnauzer e as crianças

schnauzer
O Schnauzer tem um relacionamento muito natural com as crianças mas,nunca esquecer que é um animal com reacções naturais e que não permite que, até mesmo as crianças, ultrapassem certos limites.
Para evitar que o cão sofra ou haja problemas com as crianças, devemos orientá-las para lidar com ele, a tratá-lo, acariciá-lo e principalmente fazê-las entender que o cão é um animal e não um brinquedo. Não devem puxar-lhe o pêlo, a cauda ou as orelhas, dar-lhe beliscões ou chutos, dar-lhe açucar, doces ou outras guloseimas, não devem dar-lhe comida fora das refeições, não devem assustá-los porque ele fica com medo, assustado e nervoso.
Devemos ainda orientar as crianças para não ficarem com o cachorro ao colo durante muito tempo incomodando-o e correndo o risco de, o cão ao pretender libertar-se, saltar e magoar-se seriamente.
É preciso respeitar a hora de comer e dormir do cão, alimentá-lo e tratá-lo com carinho, mas, se for preciso, não se deixarem dominar por ele, impondo racionalmente a sua vontade.. Não devem aproximar-se do cão bruscamente ou de surpresa para que não fique assustado e reaja consoante os seus instintos, dando uma boa dentada no seu melhor amigo, só porque não teve tempo de identificá-lo.
Ensinar as crianças que o cão também sente ciúmes e esse ciúme aumenta quando se trata do seu dono e melhor amigo. O cão pode demonstrar esse ciúme de uma forma mais ou menos intensa consoante o seu temperamento e circunstâncias. Para evitar este tipo de problemas o cão deve manter o maior contacto possivel com outros animais e outras pessoas para se acostumar à sua presença.
Não se deve superproteger o cachorro para que mais tarde não apresente problemas psíquicos, insegurança, timidez, submissão, extrema dependência ou stress.
Não esqueça que as reacções e o comportamento do cão são institivos, sendo necessário compreender algumas das suas atitudes e não o repreender ou castigar por actos normais pois ele nunca iria entender o que fez de errado.

Alimentação

O organismo dos cães é composto por proteínas, hidratos de carbono, sais minerais e vitaminas, daí deverem receber, através de uma boa alimentação, todos estes elementos.
schnauzer
Entre os melhores alimentos para cães, temos: carnes vermelhas, aves, peixe, ovos, leite, queijo, arroz e muito naturalmente excelentes rações comerciais com todos os elementos necessários à boa saúde do cão.
Existem rações especiais para cachorros, jovens, adultos, cadelas em lactação e amamentação, cães idosos, obesos ou com problemas digestivos. Na escolha da ração deve considerar os componentes e o sabor da ração para que o cão goste e a coma normalmente permitindo o seu desenvolvimento e manutenção.
Quando o cão se alimenta com alimentos secos ou concentrados, como as rações, necessita ingerir maior volume de água por isso deve manter-se sempre à disposição, água limpa, fresca e abundante. Os cães quando não bebem água suficiente, perdem o apetite, não assimilam totalmente os alimentos e emagrecem.
schnauzer
É necessário que os alimentos sejam dados a horas regulares porque isso facilita a digestão, evita problemas intestinais e tem a vantagem de controlar o tempo em que o cão precisa de fazer as suas necessidades, normalmente cerca de 30 minutos depois das refeições.
Alimentos proíbidos:Açucar, doces, bombons, chocolate, não devem ser dados aos cães, fazem os cães engordar e provocam problemas de saúde, muitas vezes graves. Descontrolam o regime alimentar fazendo com que os animais percam a fome e podem causar cáries, mau hálito, perca prematura dos dentes, etc...
Nunca dê ossos de restos de comida, podem lascar fácilmente e engasgar o cão ou perfurar o seu aparelho digestivo. Evite ao máximo atirar comida para o chão para evitar que o cachorro, quando o levar a passear, pegue do chão os restos de comida que encontar.
Mudança de alimentação: Contrariamente ao que possa pensar, o cão não deve ter grandes variações na alimentação. Para cada tipo de comida que ingere, desenvolve no estômago uma bactéria específica para digerir esse alimento. Se lhe trocar o menu todos os dias, ele terá que desenvolver uma nova bactéria sete dias por semana. O organismo não tem tempo suficiente para se ajustar a tantas mudanças e as consequências mais aparentes são diarreia, prisão de ventre e até perda de peso.
O ideal é alimentá-lo com uma ração de qualidade, reservando os petiscos para ocasiões muito especiais. Para ajudar o cão a ajustar-se à nova ração deve-se misturar muito gradualmente a ração antiga com a ração nova. Começar por colocar mais da ração antiga do que da nova e ir invertendo as proporções até só colocar ração nova. A maioria dos cães ajusta-se sem problemas dentro de 5 dias. Observe o cão para ver se ele perde ou ganha peso. Na maioria das vezes são necessárias porções menores de uma ração de boa qualidade relativamente a outras de baixa qualidade, para fornecer os mesmos níveis de nutrientes e energia.
As refeições do Schnauzer Miniatura: até cerca dos 12 meses de idade devem ser repartidas e preferêncialmente a horas certas: 8 / 14 / 20 H. Quando adulto: 8H e 20H

Cuidados

schnauzer
Cuidar de um Schnauzer Miniatura não é uma tarefa difícil. É um cão limpo e quase sem cheiro, mas a escovagem regular é necessária. Os pelos das pernas, barba e ao redor dos olhos são longos e fáceis de embaraçar. Para evitar o embaraçamento deve escovar o animal com frequência. O que, além de deixar o cão com uma óptima aparência, elimina a poeira e os pêlos mortos, estimulando ainda a circulação sanguínea.
Nunca dê banho ao cão se ele estiver indisposto ou com febre. Os Schnauzers, normalmente, gostam de água e de tomar banho, o que é bom, porque ele é indispensável para a sua higiene e limpeza. Os banhos muito frequentes são prejudiciais pois retiram a camada oleosa que reveste a pele, que necessita, aproximadamente, de uma semana para se recompôr. De 30 em 30 dias é um bom intervalo.
schnauzer
Quando o cachorro atinge 6 ou 7 semanas de idade já pode tomar o seu primeiro banho se extritamente necessário mas o melhor é aguardar pelo fim do período das primeiras vacinações (3/4Meses).
Ao colocá-lo na banheira, não esquecer de utilizar um tapetinho de borracha no fundo para que o cão não fique com medo de escorregar e sob tensão. O banho deve ser dado em local bem abrigado e livre de ventos, correntes de ar e do frio para evitar resfriados. A água para o banho deve ser limpa, morna e nunca muito quente. Não deixar entrar água nos ouvidos.
schnauzer
Para que os seus pêlos fiquem limpos, soltos e brilhantes deve usar champô especial para cães. Despois do banho enxugar bem, retirar bem o excesso com uma toalha sempre no sentido do pêlo. Pode usar um secador eléctrico mas apenas com o ar morno e nunca demasiado junto do pêlo.
schnauzer
Fonte: www.schnauzer.pt
Schnauzer
Schnauzer
De origem alemã, o Schnauzer era usado para acompanhar as carruagens em viagens através da Europa, sua presença era indispensável. Durante o dia, corria ao lado dos cavalos, e às vezes corria na frente, para inspecionar o caminho, latindo ferforosamente diante de qualquer perigo.
A primeira aparição da raça foi em 1879, na Alemanha, com o nome de pinscher de pêlo duro. Suas múltiplas qualidades fazem dele um cão particularmente apto para guarda, defesa pessoal e companhia.
O Schnauzer é um cão de estatura média, constituição quadrada, e os machos parecem um pouco mais curtos que as fêmeas. Seu caráter bonachão demonstra-se na vontade de brincar e na disposição amável que tem para com as crianças. Diante do dono é muito afetuoso, mas é desconfiado com estranhos, não faz amizade com facilidade, e na ausência do dono é incorruptível. Seus órgãos sensoriais são altamente desenvolvidos. É prudente, tem grande disposição ao adestramento, é incrivelmente fiel e atencioso. Tem grande resistência a doenças e interpéries.
Seus olhos são escuros, ovalados. A cauda alta, levada segundo o temperamento do Schnauzer. Sua pelagem é dura, o pêlo é forte e espesso. Visto a contra pêlo está semrpe levantado, isto é, não aderente, nem muito curto, mas sustentado pelo sub-pêlo.
A principal característica da pelagem do Schnauzer é o pêlo em forma de barba rígida e sobrancelhas espinhosas que sombreiam ligeiramente os olhos. Na fronte e nas orelhas, o pêlo é mais curto que em qualquer outra parte do corpo, e é duro em toda a cabeça.

Fonte: www.gregorioadestrador.hpg.ig.com.br

2 comentários:

  1. ATENÇÂO:
    O conteúdo deste blog foi plagiado de
    https://web.archive.org/web/20080304162510/http://www.schnauzer.pt/
    Caso opte por não retirar uma denuncia por conteúdo impróprio será realizada dentro de uma semana para a google e todos os conteudos do blog wwwtatacgomes encerrados. 02_02_2017

    ResponderExcluir
  2. Tenho um amigo deste seu nome e shumaker tem 4anos é tudo isso e muito mais. Kkkkkkk

    ResponderExcluir